Conjunção rara entre Júpiter e Saturno ocorre nesta segunda (21)
Foto: CARNEGIE INSTITUTION FOR SCIENCE

Conjunção rara entre Júpiter e Saturno ocorre nesta segunda (21)

dezembro 21, 2020 0 Por Romário Nicácio

(ANSA) – Nesta segunda-feira (21), ocorre um dos fenômenos astronômicos mais esperados de 2020: a conjunção entre Júpiter e Saturno, também conhecida como “Estrela de Belém”.

A conjunção astronômica é um evento relativamente comum e ocorre quando dois astros ficam em alinhamento com a Terra. Quando se fala nesses dois planetas, que são os que têm o movimento mais lento ao redor do Sol, isso acontece a cada 19,6 anos. No entanto, a “Grande Conjunção” desse ano será especial porque eles estarão a apenas 0,1 grau de distância no céu, dando uma sensação de serem um astro único.

A última vez que isso ocorreu foi em março de 1623, porém, o encontro foi tão próximo do Sol que não pôde ser visto da Terra.

Daqui, a última visão do fenômeno ocorreu em 1226. Segundo os astrônomos, levará mais 60 anos para que o evento se repita e seja visível.

No Brasil, será possível observar a “Grande Conjunção” no início da noite, após às 18h, no caso de céu limpo, em evento que deve durar cerca de uma hora. Será preciso olhar para direção oeste, logo após o pôr do sol. E, quanto mais próximo se estiver da Linha do Equador, mais fácil será de ver o fenômeno.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!