CuriosidadesDestaques

Conheça os principais Livros Sagrados da humanidade

Por definição, Livros Sagrados são obras literárias presente nas mais diversas religiões do mundo (principalmente nas monoteístas), cujo seus autores teriam recebido uma inspiração divina na confecção dos textos.

Tais textos religiosos, também conhecidos como Escrituras Sagradas, são em sua grande maioria o centro da tradições religiosas, e apresentam diversas regras de conduta e moral, além da narração de fatos passados.

Aqui no ocidente, a Bíblia é sem dúvida o mais famoso de todos os Livros Sagrados, que por sua vez é derivado do Tanakh, o Livro Sagrados dos Judeus. Vejamos alguns dos principais Livros Sagrados da humanidade.

Alcorão

Alcorão
Foto: Afshad / Pixabay

O Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islã. Para os muçulmanos o Alcorão é a palavra literal de Alá (Deus) revelada ao profeta Maomé durante um período de vinte e três anos.

Codificação Espírita

A Codificação Espírita é um conjunto de cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mas conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, o fundador da Doutrina Espírita.

Vedas

Vedas são um conjunto de quatro obras literárias, em idioma vêdico, que formam o livro sagrado dos Hindus. São consideradas verdadeiras revelações divinas. Seus textos constituem a camada mais antiga da literatura hindu e por muito tempo foi transmitida exclusivamente de forma oral.

Bíblia

bíblia sagrada antigo testamento novo testamento
Foto: Pixabay

A Bíblia é o livro sagrado dos Cristãos, sendo constituída de vários livros cujo seus autores estariam sob inspiração divida. Como existem diversas igrejas cristãs, existe também algumas divergências quanto a quantidade de livros ela possui.

Guru Granth Sahib

Guru Granth Sahib é o nome do livro sagrados do Sikhismo, religião nascida do sincretismo entre elementos do hinduísmo e do islã. É composto de uma coletânea de orações e hinos escritas por gurus do Sikhismo e por santos hindus e islãs.

Tanakh

Tanakh é o nome do conjunto de livros sagrados do judaísmo, sendo formado pelo Torá, Neviim e Ketuvim. São a origem do Antigo Testamento Cristão, tendo suas particularidades, quanto aos livros e a ordem deles. Os textos do Tanakh são a base estrutural da cultura judaica.

Analectos de Confúcio

Analectos de Confúcio

Os Analectos de Confúcio, também conhecidos como Diálogos de Confúcio, constituem um livro sagrado das mais importantes doutrinas atribuídas ao pensador chinês Confúcio. As Analectos formam a base da ideologia religiosa conhecida como Confucionismo. O Analectos de Confúcio foi uma das obras mais lidas na China, o equivalente a Bíblia no Ocidente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.