Notícias

Conheça as universidades brasileiras com mais pesquisadoras

Embora o número de mulheres na Ciência seja menor em relação ao gênero oposto, no Brasil estão as 10 universidades que mais incentivam e apoiam as mulheres na ciência, conforme um ranking elaborado pela Universidade de Leiden, na Holanda. O levantamento utiliza indicadores como o número de publicações, citações por publicação e impacto por publicação. Os dados foram extraídos a partir da análise das pesquisas publicadas de 2014 a 2017. O estudo foi publicado em janeiro de 2020 pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden.

Em primeiro lugar está a Universidade Estadual de Maringá (UEM), única universidade brasileira que possui mais da metade das suas pesquisas com autoria feminina, que aparece com 50,7% de mulheres em pesquisas científicas. De 2014 a 2017, foram publicados 4.254 trabalhos com autoria feminina. 

Em sequência, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) obteve a segunda melhor colocação, com 48,5% de suas pesquisas realizadas por mulheres.

A terceira universidade brasileira bem colocada no ranking é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que apresentou taxa de mulheres como autoras de produções científicas de 47,8%.

Ao todo, 19 universidades integram a lista dentre as 100 que mais fomentam a participação feminina na Ciência. Confira:

  1. Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 50,7% (3ª do mundo);
  2. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 48,5% (8ª do mundo);
  3. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 47,8% (10ª do mundo);
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 46,8% (14ª do mundo);
  5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 44,2% (21ª do mundo);
  6. Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 43,2% (23ª do mundo);
  7. Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 42,1% (27ª do mundo);
  8. Universidade Federal de Goiás (UFG) – 40,9% (37ª do mundo);
  9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 40,6% (40ª do mundo);
  10. Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 39,8% (49ª do mundo);
  11. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 38,8% (56ª do mundo);
  12. Universidade de São Paulo (USP) – 38,4% (60ª do mundo);
  13. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 38,2% (62ª do mundo);
  14. Universidade Federal Fluminense (UFF) – 38,1% (65ª do mundo);
  15. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 37,5% (72ª do mundo);
  16. Universidade Federal do Ceará (UFC) – 37,2% (76ª do mundo);
  17. Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – 37,1% (77ª do mundo);
  18. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 36,2% (89ª do mundo);
  19. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – 35,4% (94ª do mundo).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.