Conheça 11 alimentos que ajudam a melhorar seu humor
Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Conheça 11 alimentos que ajudam a melhorar seu humor

novembro 22, 2020 1 Por Rafael Nicácio

Você sabia que existe uma relação entre os alimentos e o seu humor? Se ainda não, é importante entender que nossa alimentação interfere na falta ou o excesso de serotonina – o neurotransmissor que leva às emoções e está diretamente relacionado à alegria, felicidade, bom humor, ansiedade, depressão e mau humor.

Augusto Ruiiz, influencer da saúde e idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que alguns alimentos contêm esse cofator para a produção de serotonina. “Por exemplo, uma dieta rica em magnésio e vitaminas B2, B33 e triptofano (um aminoácido) forma esses cofatores, portanto, a produção de serotonina será suficiente”, aponta.

Além disso, alimentos cheios de conservantes e corantes podem potencializar sintomas como o estresse e a depressão.

Alimentação e o humor

Augusto Ruiiz aponta que a composição química de alguns alimentos pode causar alterações na produção de neurotransmissores. “Desta forma, afeta diretamente as substâncias responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos no cérebro (e suas emoções). É por essa razão que você deve investir em alimentos que ajudem seu corpo a produzir serotonina (também conhecida como hormônio da saúde). Quando funcionar normalmente, você será mais feliz, dormirá melhor e até terá um relacionamento melhor com as pessoas”, destaca.

Alimentos que melhoram o humor

Augusto Ruiiz explica ainda que alguns alimentos fazem com que você se sinta melhor. Conheça algumas opções para inserir agora mesmo na sua dieta:

  1. Pimenta

A pimenta é rica em capsaicina, por isso, aumenta os níveis de endorfina, garantindo aquela sensação de bem-estar. Entre as opções existentes, as melhores são a pimenta-de-cheiro, vermelha e malagueta.

  1. Ovo

Os ovos estão relacionados à boa nutrição de várias maneiras. A gema é rica em colinas e ajuda a manter a memória, exercitar a coordenação e a felicidade.

  1. Aveia

Os grãos são ricos em aminoácidos e triptofano, que são muito úteis para a produção e condução da serotonina.

  1. Vegetais com folhas escuras

Brócolis, repolho, rúcula e outros alimentos com as mesmas características são ricos em ácido fólico, que também contribui para a liberação de serotonina. Além disso, ajudam a controlar o estresse.

  1. Chocolate

Boas notícias: nesse aspecto, o chocolate também pode ser um bom aliado. É rico em cacau, que contém carboidratos e triptofano. A combinação desses dois elementos pode estimular a produção de serotonina. Neste caso, é desejável selecionar aqueles cujos ingredientes tenham um teor de cacau de 70%. No entanto, é importante lembrar que o chocolate é um produto industrializado e, portanto, deve ser consumido com moderação.

  1. Alface

A alface contém lactase, uma substância que permanece nos caules das plantas e tem um efeito calmante.

  1. Laranja

As laranjas são ricas em vitamina C e também são grandes aliadas para manter o bom humor. Tudo isso porque pode acalmar e prevenir danos aos neurônios e células nervosas.

  1. Castanha

É uma fonte saudável de gorduras, minerais e proteínas que pode resistir ao estresse. Também é rica em triptofano, o que ajuda no humor.

  1. Alimentos integrais

Por serem ricos em vitaminas do complexo B, os alimentos integrais também auxiliam muito na melhora do humor.

10 e 11. Banana e Mel

Outros alimentos favorecem o bom humor como a banana e o mel, que são ótimas fontes de triptofano, aminoácidos precursores da serotonina.

Alimentos que prejudicam o humor

Augusto Ruiiz lembra que se existem alimentos que melhoram o humor, também existem os que prejudicam. “Alguns alimentos podem afetar seu humor e interferir em sua posição no trabalho diário. Produtos altamente processados, industrializados e ricos em açúcar e gorduras trans são um bom exemplo. Você deve ter experimentado alguns deles, então já sabe que eles vão te dar uma sensação deliciosa primeiro, mas o problema vem depois. Esse hábito alimentar pouco saudável pode exacerbar sintomas como estresse e depressão”, alerta.