DestaquesNatal

Confusão em UPA reflete o desgaste da saúde em Natal

Pessoas doentes, cansadas e desesperadas por atendimento, lidando com profissionais também cansados, muitas vezes também doentes e sobrecarregados, o resultado não poderia ser diferente

A noite dessa última terça-feira (28) foi marcada por um tumulto na Unidade de Pronto Atendimento do Satélite. A confusão começou por volta das 18h30 e foi motivada pela revolta de pacientes que aguardavam atendimento na UPA que já estava lotada desde o início do dia. Segundo os trabalhadores do local, foram quebradas portas e cadeiras e os funcionários da recepção e enfermagem foram ameaçados, “foi terrível!“, desabafa uma servidora.

O atendimento na unidade ficou parado até a chegada da Polícia Militar. Uma viatura da PM e da Guarda Municipal estiveram no local durante a noite. Um paciente que estava envolvido na confusão foi encaminhado à delegacia para ser ouvido.

De acordo com um grupo de pacientes, as discussões começaram depois que eles reclamaram que algumas pessoas estavam entrando na frente de outras na fila do atendimento.

Isso é uma falta de respeito com o pessoal que está esperando aqui”, disse ao RNTV uma das mulheres que aguardavam atendimento e preferiu não ser identificada.

A vendedora Iara Barbosa também estava aguardando atendimento e reclamou da desorganização. “Teve gente que chegou de 3 horas da tarde, gente que chegou de meio dia. E os de 3 horas estavam sendo atendidos”, afirmou.

Lotação

Com UPAs lotadas, SMS orienta população de Natal a procurar unidades básicas

A superlotação da unidade já havia sido denunciada por pacitentes no dia anterior à confusão.

O aumento sem precedentes no número de casos de gripe (H3n2) também surge após duas semanas da 30ª edição do Carnatal, maior carnaval fora de época do Brasil, autorizado e incentivado pelas autoridades locais. Este ano o evento reuniu cerca de 15 mil pessoas.

Pessoas doentes, cansadas e desesperadas por atendimento, lidando com profissionais também cansados, muitas vezes também doentes e sobrecarregados, o resultado não poderia ser diferente. O sucateamento da saúde de Natal tem exposto a população ao extremo.

Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais

Para tentar desafogar as unidades de pronto atendimento, a Secretaria de Saúde de Natal abriu nesta quarta-feira (29) um “Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais“. No entanto, o que foi presenciado hoje no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), só demonstra a proporção da coisa. Uma grande fila foi formada por pessoas procurando atendimento.

O atendimento da unidade começou pouco antes das 8h e segue até 17h, mas os primeiros pacientes chegaram ao local por volta das 6h.

Segundo a prefeitura, o centro tem como objetivo desafogar a grande demanda de pacientes com sinais e sintomas de gripe na rede de atenção básica do município. De acordo com a SMS, mesmo com a grande fila, o atendimento segue de forma ordeira e acontecendo normalmente.

No local, segundo o município, há atendimento médico e distribuição de medicamentos a pacientes com sintomas da gripe.

O Cemure fica localizado na Avenida Coronel Estevam, 3897, Nossa Senhoras de Nazaré, próximo à Rodoviária de Natal.

Cuidados

Para combater a disseminação do vírus da Covid-19 e da H3n2, os especialistas alertam para a continuidade das medidas de biossegurança: uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.