Confira fotos do eclipse solar ocorrido na Europa na manhã desta sexta-feira (20)
Espectadores no Eden Project assistem ao eclipse com os óculos especiais, mas ainda tem que proteger seus olhos por causa da luz solar.

Confira fotos do eclipse solar ocorrido na Europa na manhã desta sexta-feira (20)

março 20, 2015 0 Por Romário Nicácio

Os europeus puderam observar um eclipse solar raro na manhã desta sexta-feira. O fenômeno ocorreu quando a lua passou por quase toda a face do sul do sol, deixando-o praticamente encoberto. Além das imagens impressionantes, outro fato que chamou a atenção do público foram estranhos pontos pretos que observados na face solar, segundo informações publicadas pelo jornal Daily Mail.

Além do eclipse, dois pontos estranhos chamaram a atenção do público. Foto: Reprodução/Daily Mail

Além do eclipse, dois pontos estranhos chamaram a atenção do público. Foto: Reprodução/Daily Mail

De acordo com a publicação do jornal britânico, as manchas solares tratam-se de concentrações causadas por campos magnéticos e, por vezes, são associadas às erupções solares. As pequenas vezes podem ser até dez vezes maiores que a Terra. Inicialmente, muitos acreditaram que os pontos tratavam-se de poeira, mas depois foi comprovado que realmente tratava-se de uma mancha na superfície solar. Essas manchas são bastante comuns e a quantidade delas está relacionada com a atividade solar. Elas ocorrem quando uma concentração de campos magnéticos faz com que a temperatura da superfície solar reduza, fazendo o local se destacar.

A publicação do jornal explico ainda que, como os pontos foram vistos à olho nu, são pelo menos dez vezes maiores que nosso planeta. A temperatura nas “manchas” estavam no momento entre 2.700ºC a 4.200ºC, ante 5.500ºC no material circundante no sol, por isso o local ficou tão visível. O sol passa atualmente por uma mudança periódica na atividade conhecida como ciclo solar, que tem uma duração média de 11 anos, o que muda a frequência de manchas solares.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!