No Ministério do Meio Ambiente as vagas são apenas para analistas ambientais, já na Fundação Nacional dos Povos Indígenas, 502 vagas são destinadas para diferentes cargos de nível superior, sendo assim dentre eles estão: administrador, assistente social, antropólogo e engenheiro.
Ainda que a abertura de vagas tenha sido anunciada pelo Ministério da Gestão, a responsabilidade tanto de selecionar pessoas, como de publicar o edital será da pasta do Meio Ambiente e da Funai.
No entanto, se no prazo de seis meses as vagas não forem abertas, a portaria publicada no dia de ontem (02/05) perderá os efeitos e terá a disponibilidade de orçamento – utilizada para as contratações – cancelada.
O que é concurso público?
O concurso público nada mais é do que um processo seletivo. Sendo assim, o conhecimento de cada um é avaliado a partir da aplicação de uma prova de assuntos gerais.
Na prova estão assuntos como:
- Língua Portuguesa;
- Informática
- Atualidades
- Matemática Básica
- Raciocínio Lógico
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
Muitas pessoas quando pensam em fazê-lo procuram por boa remuneração ou estabilidade na vida profissional, mas claro, há situações nas quais pensam ter os dois.
Portanto, uma vez que para conseguir atingir o objetivo será exigida não só organização como também muito foco, é bom ter certeza da decisão que está tomando.
Quem pode prestá-lo?
Pode prestar qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, de acordo com certas regras. No entanto, alguns cargos como o de promotor de justiça e também o de juiz exigem idade mais acima.
Além disso, é necessário preencher alguns requisitos, como:
- Ter cumprido a obrigação militar
- Comprovar que está apto fisicamente e mentalmente
- Comprovante de votação na última eleição
- Ser brasileiro
Algumas áreas do concurso público que são possíveis de disputar vaga tanto em estados como municípios brasileiros são as seguintes:
- policial federal, civil ou militar
- em tribunais, atuando em cargos na justiça federal ou estadual
- bancária, podendo atuar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal
- área da saúde, atuando como auxiliar, técnico de enfermagem ou enfermeiro
A Constituição Federal abomina qualquer tipo de discriminação relacionada ao processo seletivo, seja por cor, gênero, estado civil, raça, sexo ou religião.
Como funciona a aplicação para estrangeiros
Por mais que a nacionalidade brasileira seja um dos principais requisitos para que a vaga seja preenchida, de acordo com o blog do advogado Agnaldo Bastos, há uma lei que permite com que estrangeiros ocupem certos cargos, sendo eles o de técnico científico em universidades e institutos federais ou apenas o de cargo técnico.
No entanto, só é possível o preenchimento da vaga caso o estrangeiro seja naturalizado.
Ainda assim, é de extrema importância que os concurseiros em geral fiquem atentos aos editais, pois nele estarão presentes todas as vagas, além de também constar a área desejada e os valores que envolverão a remuneração.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.