Concurso Público, Destaques

Concurso público do Detran-RN depende de ajustes orçamentários para ter início

Foto: Divulgação

Mesmo com a comissão formada há quase oito meses, desde 19 de setembro de 2018, o edital do aguardado concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) ainda segue sem definição de quando poderá ser publicado. O motivo, segundo fontes ligadas ao órgão, se deve a adequações orçamentárias necessárias para a contratação dos servidores. De qualquer forma, o certame segue em planejamento para ocorrer ainda em 2019.

Por enquanto, o que está definido é que a seleção deverá contar com oportunidades para os cargos de assistente técnico e assessor técnico, com exigências, respectivamente, de níveis médio e superior. A oferta de vagas, bem como as respectivas áreas de atuação, ainda está sendo definida.

De acordo com o documento [aqui], cinco servidores foram nomeados para integrar a comissão organizadora. São eles: Milton Gomes Barreto, Dyanne Barbosa de Azevedo, Aline Kelly Costa, Eduardo Luciano de Lucena e Victor Gomes de Morais.

A equipe do Portal N10 está buscando mais informações sobre o certame. Atualizaremos esta matéria com novidades em breve, então fique de olho!

taxa de licenciamento detran rn

Último concurso do Detran-RN

O último concurso público realizado pelo Detran estadual aconteceu em 2010, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nele, foram ofertadas 285 vagas entre cargos de nível médio e superior, em regime estatuário, atendendo a demanda da capital e interior.

Para candidatos de nível superior houveram oportunidades para:

Assessor Técnico: Área Administrativa, Área Administrativa (Gerenciamento de Recursos Humanos), Arquitetura, Comunicação (Relações Públicas e Jornalismo), Contabilidade, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Informática (Gerenciamento de Projetos, Administração de Bancos de Dados, Administração de Rede e Análise de Sistemas), Educação (Pedagogia e Letras) e Psicologia (Avaliação Psicológica e Administrativa).

Aos candidatos de nível intermediário foram ofertadas oportunidades nas seguintes áreas:

Assistente Técnico: Área Administrativa, Área Técnica (Construção Civil e Eletrotécnica)

Teve ainda oportunidades para candidatos que possuíam além de ensino médio, curso técnico ou profissionalizante. Para estes, foram destinadas vagas nos cargos de Eletricista/Programador (Área Técnica), Programador e Vistoriador/Emplacador.

Os vencimentos iniciais variavam entre R$ 799,30 a R$ 2.337,31, todos com regime de trabalho de 40 horas semanais.

O último concurso do Detran foi realizado com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva de múltipla escolha (caráter eliminatório e classificatório)
  • Investigação social documental – somente para os cargos de Assessor Técnico (área de Informática), Analista de Suporte, Programado e Vistoriador/Emplacador

Conteúdo programático – último concurso Detran-RN

No último concurso, regulamentado pelo edital nº 001/2010 – SEARH – DETRAN/RN, os candidatos realizaram provas objetivas, compostas por 60 questões de múltipla escolha. Na avaliação foram cobradas questões das seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Questões Técnicas
  • Legislação de Trânsito
  • Conhecimentos Gerais

Os conteúdos programáticos detalhados cobrados em cada disciplina podem ser estudados pelo último edital do certame, disponível clicando aqui.


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Agora, se pretende focar nos estudos com os mais variados materiais para concurso, clique aquiQuer bolsa de estudo com até 70% de DESCONTO? Clique aqui e saiba mais!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.