Edital para o concurso da PM/RN sai esse ano, garante Governador

Edital para o concurso da PM/RN sai esse ano, garante Governador

novembro 1, 2016 2 Por Rafael Nicácio

Em entrevista ao programa “Jornal da Noite”, na 95 FM, na noite desta segunda-feira (31), o governador Robinson Faria aproveitou para tranquilizar os concurseiros de plantão que estavam com dúvidas se teríamos ou não, o tão aguardado concurso para Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

O governador ainda frisou que esse concurso público para a segurança do Estado contemplará o ITEP, Civil e Bombeiros. “O edital para o concurso sai esse ano, válido para o ano que vem. Para a a PM serão 600 vagas, mas também teremos vagas para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e ITEP. Na PM, as vagas serão para preenchimento das vagas decorrentes de aposentadorias, que é o que a lei permite”.

Lei de Responsabilidade Fiscal

Em função da Lei de responsabilidade fiscal que impede o gasto de mais 50% dos recursos do estado com pessoal, as vagas estariam destinadas apenas para a reposição de policiais aposentados ou afastados por motivo de morte ou doença.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui um déficit de mais de 4,5 mil policiais militares. De acordo com dados da própria Polícia Militar, o efetivo total da corporação é de 8.700 homens, uma média de um policial para cada 378 habitantes, segundo estudo do IBGE.

Já para a Polícia Civil do RN, o ideal seria ter mais de 5 mil policias. Atualmente o quadro dispõe de pouco mais de mil.

ITEP

O concurso público para o ITEP será para a reposição de 40 vagas decorrentes de aposentadorias, falecimentos e exonerações de servidores, nos cargos de Perito Criminal, Médico Legista, Auxiliar de Perito e Psiquiatra. O valor da remuneração dos cargos varia de R$ 3,3 mil a R$ 7,2 mil, conforme a rotina de trabalho e o cargo a ser ocupado.

Bombeiros

O concurso já dispõe da banca organizadora: Idecan. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed), o edital pode contar com aproximadamente 100 oportunidades destinadas ao curso de formação de soldados e oficiais.