Notícias

Concentração de CO2 bateu recorde em 2014, revela agência

(ANSA) – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou nesta segunda-feira (09) que a emissão dos gases do efeito estufa bateu um novo recorde em 2014. Segundo a entidade ligada às Nações Unidas (ONU) isso irá refletir “em um crescimento imparável que alimenta as mudanças climáticas e deixará o planeta mais perigoso e inóspito para as gerações futuras”.

Os cálculos da entidade apontam que, entre 1990 e 2014, houve um aumento de 36% no forçamento radioativo causado por gases como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) que foram gerados por atividades industriais, agrícolas e domésticas. O nível é o maior já medido pela OMM, que analisa os dados há pouco mais de 30 anos, e o mais alto dos últimos 800 mil anos. “Todo ano nós batemos um novo recorde. Todo ano nós dizemos que o tempo disponível está acabando. Devemos agir agora para cortar as emissões dos gases tóxicos se quisermos ter a possibilidade de manter o aumento da temperatura em níveis gerenciáveis”, afirmou o secretário-geral da agência, Michel Jarraud.

As concentrações atmosféricas de CO2 – o principal gás do efeito estufa – atingiu 397,7 partes por milhão (ppm) em 2014, informou a entidade em documento. Na Primavera de 2014, quando o dióxido de carbono é mais abundante, as emissões dessa concentração no hemisfério norte passaram da marca simbólica de 400ppm. De acordo com a OMM, os níveis de dióxido de carbono estão se acelerando por taxas mais altas de vapor de água, que sobem por causa do próprio CO2. “O CO2 não é visível. É uma ameaça invisível, mas muito real que se traduz em temperaturas globais mais altas e eventos meteorológicos extremos mais numerosos, como as ondas de calor e as inundações, o derretimento de geleiras e o aumento do nível do mar e da acidez dos oceanos”, ressaltou Jarraud.

Às margens da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP21), que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro em Paris, cerca de 150 países já anunciaram metas para o corte de emissões de gases do efeito estufa. Porém, nenhum dos planos anunciados até o momento – incluindo dos dois maiores poluidores mundiais, os Estados Unidos e a China – irão conseguir cumprir um acordo assinado em 2010 para limitar o aumento da temperatura mundial em até 2ºC.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.