Conab prevê safra de grãos em 25 mil toneladas no Rio Grande do Norte

Na contramão da safra nacional, a produção de grãos do Rio Grande do Norte terá crescimento de 46,5% na safra 2015/2016, chegando a 24.900 toneladas. O resultado se deve ao aumento de 15% na área plantada, estimada em 68,2 mil hectares, e a uma melhor produtividade com o clima favorável. Os dados integram o 9º levantamento da Safra de Grãos 2015/2016 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As informações foram divulgadas na última sexta-feira (10), pela Superintendência Regional da Conab no RN, a órgãos parceiros e entidades ligadas à agropecuária e ao abastecimento no estado. A pesquisa foi realizada no mês de maio e levou em consideração informações relativas ao clima, áreas plantadas e ainda a plantar, produção, produtividade e estágio das culturas de algodão, arroz, feijão macaçar, milho e sorgo granífero.

De acordo com o relatório, duas culturas devem ter queda na produção: o algodão (-22,2%) e o sorgo (-44,4%). Mas a compensação se dá com a previsão de crescimento de 26,1% no arroz, de 58,7% no milho e 64,8% no feijão. Esses dois últimos são os mais representativos do estado. Na safra passada, em que a produção total de grãos no RN ficou na casa das 17 mil toneladas, feijão e milho representaram 75% do total, mas na atual a participação dos dois produtos é de 82,5%.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato (contato.portaln10@gmail.com) para solicitar a matéria!