Qual a importância da ISO 9001 para a rede de abastecimento?

Qual a importância da ISO 9001 para a rede de abastecimento
Imagem: freepik.com

A importância da ISO 9001 para a rede de abastecimento da sua empresa começa a partir do entendimento de que se trata de uma norma voltada para a melhoria constante de processos, com o objetivo de aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Somente recebem esse selo as companhias que seguiram normas e diretrizes nacionais e internacionais bem específicas, ditadas por entidades competentes.

Isso significa que, quando um fornecedor tem a ISO 9001, ele atende diversos padrões de qualidade. Por esse motivo, as chances de gerar riscos para os contratantes diminuem.

Por esse motivo, ao trazer para sua rede de abastecimento uma empresa fornecedora com essa certificação, os produtos e/ou serviços que você entregar para seus clientes finais também terão mais qualidade. 

Entre os resultados que podem ser obtidos estão o aumento no nível de satisfação dos seus consumidores, a conquista de um diferencial competitivo significativo, e potencial para elevar as vendas e o faturamento da sua empresa.

Apenas com essa explicação inicial, já dá para ter uma boa ideia da importância da ISO 9001 na gestão de fornecedores e seu impacto, concorda? 

Para saber mais sobre esse tema, siga a leitura deste artigo e veja mais detalhes sobre essa certificação e como ela pode ajudar a melhorar as soluções que o seu negócio oferece.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 pode ser definida como um selo de qualidade, concedido apenas a empresas que atenderam normas e diretrizes voltadas para esse critério. O objetivo é estimular a melhoria de processos de fabricação de produtos e/ou entrega de serviços aos clientes finais de uma empresa.

Essa certificação se relaciona diretamente com a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGA), prática que dá às organizações diretrizes que alinham as atividades executadas a padrões de qualidade internacionais.

A ISO 9001 foi criada pela International Organization for Standardization em 1987, que é a entidade responsável pela definição de normas internacionais de padronização, que contempla processos, procedimentos, produtos e serviços.

A versão mais recente dessa norma de qualidade é de 2015, a qual deu origem à ISO 9001:2015.

Aqui no Brasil, essa e outras normas da família ISO são representadas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa entidade é a responsável por revisar as diretrizes e adaptá-las à realidade do mercado nacional.

Qual a importância da ISO 9001 na gestão de fornecedores? 7 resultados!

No que se refere à importância da ISO 9001 na gestão de fornecedores da sua empresa, é preciso destacarmos que, trabalhar com parceiros de negócio que detêm esse selo, gera para a sua companhia vantagens como:

  1. mitigação de riscos;
  2. aumento na qualidade das suas soluções;
  3. crescimento do nível de satisfação dos clientes;
  4. potencial para aumentar o volume de vendas e de faturamento;
  5. melhora da imagem da marca;
  6. possibilidade de chamar a atenção de investidores;
  7. chance de conquistar mercados internacionais.

1. Mitigação de riscos

A contratação de fornecedores é cercada de vários riscos, tais como os financeiros, jurídicos e reputacionais. Empresas fornecedoras que não prezam pela qualidade dos produtos/serviços que oferecem podem gerar ainda mais ameaças para seus contratantes.

Um bom exemplo é quando o insumo fornecido está abaixo do nível de qualidade esperado. Isso afeta todo o fluxo produtivo de quem compra esse material e, consequentemente, o relacionamento com os clientes finais e a imagem da marca.

Por outro lado, fornecedores que têm o selo ISO 9001 precisam manter os níveis de qualidade de seus processos, do contrário, perdem a certificação. Isso, por sua vez, ajuda a mitigar uma série de riscos.

2. Aumento na qualidade das suas soluções

Se você compra matérias-primas, ou contrata serviços com alta qualidade, concorda que suas ofertas finais terão esse mesmo nível? Afinal, o que o fornecedor entrega para a sua empresa impacta diretamente no seu fluxo produtivo, forma de trabalho, e nas características das soluções que comercializa.

3. Crescimento do nível de satisfação dos clientes

Quanto mais qualidade seus produtos/serviços tiverem, mais satisfeitos seus clientes ficarão, concorda? 

Por esse motivo, é possível dizer ainda que fornecedores certificados com a ISO 9001 ajudam a atender melhor seus consumidores e a suprir suas necessidades e expectativas. 

Uma boa consequência disso é que você também tem a chance de elevar o poder de atração e de fidelização da sua marca e de conquistar cada dia mais clientes.

4. Potencial para aumentar o volume de vendas e de faturamento

E quanto mais clientes, maior a possibilidade de gerar mais vendas e de aumentar o faturamento da sua empresa. E isso acontece porque a qualidade das soluções entregues aumenta ao trabalhar com fornecedores com o selo ISO 9001.

5. Melhora da imagem da marca

Devido aos benefícios anteriores, a imagem da sua marca também melhora. Uma das principais razões é que quanto mais qualidade tiver seus produtos e serviços, menos reclamações terá dos clientes. 

Somado a isso, marcas com níveis elevados de soluções conquistam um importante diferencial competitivo e se destacam no mercado em que atuam.

6. Possibilidade de chamar a atenção de investidores

Outro ponto de importância da ISO 9001 na gestão de fornecedores que merece destaque é a possibilidade de a sua empresa chamar a atenção de fornecedores. Novamente, o motivo é o alto nível de qualidade que suas soluções podem alcançar ao trabalhar com uma boa base de insumos e serviços terceirizados.

Isso faz com que o potencial de faturamento da sua marca aumente, comprovando para possíveis investidores que seu negócio é viável financeiramente e que tem grande potencial de expandir e conquistar mais espaço no setor de atuação.

7. Chance de conquistar mercados internacionais

E da mesma forma que você pode atrair investidores para sua empresa, também tem a chance de abrir caminhos para explorar mercados fora do Brasil. O motivo é que a ISO 9001 é uma norma com padrões internacionais reconhecida mundialmente. 

Dessa forma, companhias que detêm esse selo — e que têm na sua cadeia de abastecimento fornecedores que também atuam sob essas diretrizes —, aumentam a possibilidade de atender pessoas e negócios de outros países.

Como saber se seu fornecedor é certificado pela ISO 9001?

Agora que ficou mais clara a importância da ISO 9001 na gestão de fornecedores, resta apenas saber como descobrir se empresas fornecedoras que estão na sua base, ou as que pretendem trazer, têm esse selo.

Uma forma de ter essa resposta é inserindo esse questionamento no cadastro de fornecedores que pretende contratar, seguida da solicitação de envio do certificado atualizado e na validade.

Para aqueles que já estão na sua cadeia de abastecimento, a sugestão é usar um modelo de avaliação de fornecedores que conste peça informação, a fim de confirmar se esse parceiro ainda detém a certificação ISO 9001.

Dependendo do sistema de gestão de fornecedores que utiliza na sua empresa, essas e outras verificações são feitas automaticamente, reduzindo o tempo necessário para essa tarefa.

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores com apenas alguns cliques!

adbanner