Conectar-se com uma geração que está o tempo todo online é um grande desafio. Para eles, é muito fácil arrastar a página para cima e ignorar um anúncio, por isso é preciso entender os valores, interesses e comportamentos desse grupo.
Rapidez, inovação e autenticidade são três pilares essenciais para chamar a atenção da geração Z. Por isso, oferecer produtos que se destacam nesses aspectos e fornecer cupons disponíveis na hora de finalizar a compra pode ser uma estratégia eficaz para engajar e fidelizar o público jovem.
E quais seriam as melhores estratégias para captar os jovens e mantê-los interessados na sua marca? Descubra agora como conquistar um bom relacionamento com esse público influente e exigente.
Seja autêntico
A autenticidade é um fator muito valorizado pela geração Z. Eles gostam de empresas que são genuínas e transparentes, sem contar que percebem facilmente quando alguém está mentindo sobre seu posicionamento, por estarem sempre conectados e pesquisando sobre tudo.
Para ser bem recebido por esse público, é preciso ser verdadeiro desde o começo, deixando claro os seus valores e tendo uma comunicação bastante honesta. Sustentabilidade e inclusão também têm muito peso para essa geração, então sua marca precisa ter isso entre seus pilares.
Esteja nas redes sociais certas
Como são nativos digitais, os jovens querem passar bem longe das “redes sociais de velho”, ou seja, você não vai encontrá-los no Facebook, espaço onde estão seus pais, avós e os irmãos mais velhos que fazem parte dos millennials.
No entanto, em redes sociais mais modernas, como o TikTok e o Instagram, você facilmente irá interagir com a geração Z. Com a modernização do YouTube e a chegada dos shorts (vídeos curtos), eles também deram uma chance para esta rede social, então você os verá por lá.
Foque nos dispositivos móveis
Diferentemente dos millennials, os jovens da gen Z passam bem longe do computador. Para eles, tudo pode ser facilmente resolvido com alguns toques no próprio celular. Com isso, todas as estratégias de marketing voltadas para esse público precisam ser mobile-first.
Tudo começa com um site que é fácil de navegar e visualizar pelo celular, passa por aplicativos otimizados e conclui com o uso das redes sociais. O ideal é que o usuário consiga fazer tudo pelo smartphone, sem precisar de um meio físico (ir até a loja, por exemplo) ou de um PC.
Trabalhe com microinfluenciadores
Os grandes influenciadores podem ajudar, e muito, as marcas, porém, por viver sempre conectada, a geração Z está sempre por dentro das novidades e dá muito valor para quem está começando, os microinfluenciadores.
Ao colaborar com esses influenciadores menores, você contribui para a ideia de autenticidade da marca, mas lembre-se que o discurso dessas pessoas precisa ser condizente com o seu. Assim, acaba sendo uma maneira mais prática de chegar até os jovens.
Incentive a participação e co-criação
Os jovens não são consumidores passivos, eles gostam de participar do processo e interagir ativamente com as marcas que valorizam. Uma forma de conquistar esse público é permitir que eles participem do desenvolvimento de novos produtos, trazendo dicas do que gostariam de encontrar em algo voltado para eles.
Concursos, pesquisas e plataformas de feedback são algumas maneiras de permitir que a geração Z se envolva com sua empresa e colabore com o marketing. Espaços nas redes sociais para que eles possam falar sobre o produto e serviço também são muito bem-vindos.
Conte histórias envolventes
O storytelling é a chave de sucesso para quem conversa com a gen Z. Eles gostam de histórias envolventes, que gerem identificação e conexão emocional. Assim, é preciso pensar em campanhas que trabalhem com essa estratégia.
Aspirações, desafios e valores devem ser refletidos nas divulgações de um produto ou serviço para esse público, de forma que os jovens se sintam acolhidos e percebam que aquilo foi pensado por e para eles.