Quer encontrar uma boa ferramenta para auditoria de backlinks? Em suma, uma auditoria de backlinks é o processo de avaliação de todos os links que levam para o seu site. Ou seja, isso inclui encontrar todos esses backlinks e identificar quais são os bons e ruins. Depois, é preciso desenvolver a estratégia correta para lidar com eles.
Além disso, você consegue baixar a lista dos links usando Google Webmaster Tools e revisar todos os seus backlinks manualmente. Porém, para sites grandes, que contam com muitos domínios de referência, este processo demora muito.
Então, continue a leitura para entender como fazer a auditoria de backlinks de forma prática. Bem como quais são as melhores ferramentas para realizar o trabalho.
Quais são as melhores opções de ferramenta para auditoria de backlinks?
Antes de tudo, você precisa saber quais ferramentas usar para consultar backlinks de um site. Então, confira uma lista com as melhores opções de 2022:
Ahrefs: ferramenta para auditoria de backlinks
Primeiramente, Ahrefs é uma das ferramentas mais populares e usadas para verificar backlinks.
Backlink Watch
Já a Backlink Watch é uma excelente opção para quem está começando, porque fornece informações simples e diretas.
Free Backlink Checker SEO Tool
No que lhe concerne, a Free Backlink Checker SEO Tool mostra os tops backlinks do seu site baseada na classificação exata das suas ligações e link building.
Majestic SEO Tools
Essa é uma das melhores ferramentas de verificação de backlinks é o Majestic, além de possuir um relatório detalhado.
OpenLinkProfiler
Agora, o OpenLinkProfiler verifica os seus novos backlinks te entregando um relatório bem interessante.
Rank Signals
Por fim, Rank Signal mostra-te os links Dofollow & Nofollow. Bem como os links quebrados ou excluídos, links incorretos e as melhores ligações.
Como fazer auditoria de links de forma eficaz?
Sendo assim, se o seu objetivo é analisar os links que levam até o seu site, basta seguir o passo a passo:
Comece comparando o seu perfil de backlinks com os seus concorrentes!
Primeiramente, entenda que este passo não é obrigatório. No entanto, essa análise te ajuda a entender as estratégias de link building de seus concorrentes. Assim, você consegue dar ao seu perfil uma avaliação mais profunda.
Então, use a ferramenta Semrush, digite o seu domínio e de até quatro concorrentes. Clicando na aba “Visão geral”, é possível encontrar tudo o que precisa para entender se está seguindo a tendência correta com a sua estratégia de link building.
Ou seja, fique de olho em dados como:
- Número de backlinks
- Quais são os domínios de referência apontados?
- Além de IPs de referência para estimar qual é o tamanho do seu perfil de backlinks em comparação com a sua concorrência.
Ferramenta para auditoria de backlinks: Ache e avalie cada um dos backlinks que seu site possui!
Agora você já sabe qual é o desempenho do seu portfólio de backlinks em comparação com a concorrência. Dessa maneira, o próximo passo é encontrar os principais problemas que o impedem de ter mais resultados. Comece encontrando quais são links de spam que prejudicam seus ranqueamentos.
Além disso, existem vários outros fatores que você deve considerar. Por exemplo, analisar os links valiosos que você pode estar perdendo e também as lacunas em sua estratégia de linkbuilding.
Por isso, use a ferramenta para auditoria de links Semrush, para encontrar e analisar seus links. Depois, use a ferramenta Backlink Audit para criar um Projeto e configurar a ferramenta.
Ou seja, insira suas palavras-chave, categorias e concorrentes associados ao seu domínio. Isso irá ajudar a ferramenta a entender qual é a relevância de cada link.
Agora você deve decidir se você rejeitará ou removera links prejudiciais!
Obviamente, o próximo passo é se livrar de todos os backlinks tóxicos. Uma vez que isso pode ser feito de duas formas:
- Para remover, você precisa entrar em contato com o proprietário do site de referência para pedir que ele exclua o link.
- Ou então, você pode enviar o link para a lista de rejeição e, depois, exportá-la para a ferramenta Google Disavow.
Então, para não perder tempo entrando em contato com sites de spam, divida seus backlinks tóxicos entre os que você consegue remover e os que não consegue. Logo após, clique na aba ‘Auditoria’ da ferramenta Backlink Audit e coloque na lista de permissões todos os links que possuem uma pontuação de toxicidade abaixo de 45.
Depois, filtre a lista para observar seus links tóxicos e busque agrupá-los com base nos principais problemas detectados no Passo 2. Por exemplo, se o seu site tem um Toxic Score alto, você precisa verificar quais links estão causando isso.
Já que os links mais tóxicos são exibidos primeiro, dá para verificar seus marcadores e filtrar a lista para encontrar links semelhantes. Porém, os links que você encontrar dessa forma provavelmente serão de domínios cujos proprietários não têm interesse em atender a sua solicitação para excluir o link.
Da mesma forma, você pode filtrar a lista por Atributo de link ou Âncoras, para ter em mãos a lista de links que potencialmente podem ser excluídos. Outra maneira de classificar os links é através da origem do problema. Podendo ser, URL, título da página, URL de destino ou texto âncora. Isso é ainda mais útil ao lidar com SEO negativo.
Agora, adicione os links que você pode remover a lista “Para remover” e aqueles que não podem ser removidos na lista “Para rejeitar” *. Lembrando que você precisa explicar sua decisão de rejeitar para o Google.
Depois, faça a limpeza do seu portfólio de backlinks
O próximo passo é clicar na aba ‘Remover’, para a qual você enviou alguns de seus links tóxicos, e conectar seu e-mail. Após isso, personalize o modelo para solicitar a remoção dos links.
Dessa forma, o endereço de e-mail do destinatário é detectado automaticamente. Ou então, você pode adicionar manualmente, caso encontre o endereço online.
Além disso, você consegue acompanhar as respostas no interface da Semrush e na sua própria caixa de correio. Lembrando ser possível usar esses e-mails como prova de seus esforços, caso você precise rejeitar o link no futuro.
Se um link não for encontrado ou o proprietário do site não puder ser encontrado, rejeitar é a sua única opção. Nesse caso, clique na aba ‘Rejeitar’, exporte o conteúdo dela para “.txt” e realize o upload para a ferramenta Google Disavow do domínio apropriado.
Ferramenta para auditoria de backlinks: Busque novas maneiras de construir links valiosos!
Por fim, fazer uma auditoria de backlinks é mais que somente encontrar e remover backlinks tóxicos. Afinal, ela pode te ajudar a identificar novas oportunidades de conseguir links de alta qualidade e melhorar sua estratégia geral de link building.
Em suma, aqui vão algumas dicas. Conecte o Google Analytics e o Google Search Console ao Backlink Audit, assim os dados serão fornecidos para a Semrush sobre o tráfego de referência do seu site.
Depois, clique na aba ‘Páginas de destino’ e assim descobrir quais páginas do seu site você deve otimizar para conquistar mais backlinks e tráfego de referência.
Então, exporte todos os dados de Domínios de referência da ferramenta Análises de backlinks. Feito isso, adicione os domínios confiáveis que já possuem links para seus concorrentes à sua lista de contatos.
Por fim, observe sempre o relatório “Achados e perdidos” na ferramenta Backlink Audit para não perder nenhuma mudança importante em seu perfil de backlinks. Use a ferramenta de auditoria de backlinks para entrar em contato com os proprietários de sites para consertar links perdidos ou quebrados.
O que achou das dicas de ferramenta para auditoria de backlinks? Você já utiliza alguma? Deixe nos comentários.
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