Mercado de trabalho tem exigido cada vez mais conhecimento no idioma, saiba como se preparar.
A globalização oportuniza negociações entre empresas localizadas em diferentes partes do mundo. Nesse contexto, cresce a necessidade dos colaboradores terem o domínio de outros idiomas, como o espanhol, que já é testado em entrevistas de emprego. A preparação é um diferencial para quem quer destacar-se na vida profissional.
Segundo dados divulgados pela Agência Brasileira de Traduções (ABT), o espanhol está entre as línguas mais faladas no mundo, sendo usado por mais de 600 milhões de pessoas. Além de ser o idioma dominante na América Latina e na Espanha, também exerce influência nos Estados Unidos.
No Brasil, o interesse pelo espanhol tem sido cada vez maior. A ABT estima que cerca de 12 milhões de pessoas tenham conhecimento na língua. A expectativa é que o número aumente nos próximos anos, refletindo o desejo dos brasileiros por experiências de turismo que envolvam atividades profissionais e de lazer.
Segundo informações da agência IE Intercâmbio, o interesse dos brasileiros por destinos de língua espanhola cresceu 46% entre julho e setembro do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2022. Entre os locais mais procurados estão Madrid e Barcelona, na Espanha, e Buenos Aires, na Argentina.
Os dados ressaltam, ainda, que o espanhol é a segunda língua mais procurada pelos brasileiros, atrás somente do inglês. A procura reflete a crescente conscientização sobre a necessidade de dominar um segundo idioma em um mundo cada vez mais globalizado.
Dessa forma, além de buscarem por um curso de inglês corporativo para incrementar o currículo e abraçar oportunidades na carreira, as pessoas também têm olhado para o espanhol como um passaporte para novas realizações profissionais.
Há empresas que exigem o conhecimento em espanhol como requisito para a contratação. Nesses casos, além da informação curricular, pode ser necessário realizar uma entrevista no idioma. Algumas dicas podem ajudar o candidato para o momento:
Pratique o idioma
O primeiro passo para começar a se preparar para uma entrevista de emprego em espanhol é praticar. Recorrer a um curso de espanhol para o mercado de trabalho pode ser uma aposta importante para adquirir conhecimentos gerais e específicos sobre o ambiente corporativo e a área de atuação.
Manter contato com o idioma no cotidiano, fazendo uma imersão a partir de atividades lúdicas, também é indicado. Ler materiais em espanhol, assistir filmes e séries, ouvir músicas e treinar a pronúncia em voz alta são algumas das dicas para tornar o contato com o idioma mais frequente, além dos momentos de estudo.
Pesquise sobre a empresa
Conhecer a cultura da empresa na qual se deseja trabalhar pode ajudar a chamar a atenção dos recrutadores de uma forma positiva. Isso porque, durante a entrevista, são comuns perguntas que buscam analisar se o candidato tem o perfil adequado para a vaga e se ele se encaixa nos valores da organização. Estar por dentro da visão e da missão da companhia e alinhado às propostas internas pode ser um diferencial para a aprovação.
Estude assuntos da sua área
Mesmo profissionais experientes podem treinar para a entrevista estudando os assuntos do seu campo de atuação. A dica é importante para as pessoas que não têm o costume de trabalhar utilizando o espanhol conseguirem demonstrar que estão prontas para os desafios futuros.
A partir de uma pesquisa na internet, é possível ver como é o universo da área específica em espanhol e buscar por termos técnicos mais comuns para mostrar que tem conhecimento sobre a rotina da atividade que será executada.
Atenção à pronúncia
Ao longo da preparação para a entrevista, é válido praticar as palavras que o candidato mais tenha dificuldade. Treinar frases que podem ser usadas também ajuda a memorizar com mais facilidade.
É importante ter, ainda, muita atenção ao famoso “portunhol”. Pela proximidade entre o português e o espanhol, é comum as pessoas acharem que compreendem a língua, misturando as duas. Isso não é recomendado em uma entrevista de emprego, afinal, a empresa está em busca de um profissional que realmente domine o idioma e tenha segurança para pronunciá-lo.
Antecipe perguntas e respostas
De modo geral, os recrutadores estão interessados em saber quem é o candidato, conhecer o seu percurso no mercado de trabalho e ter informações sobre quais seus gostos pessoais e aptidões profissionais. Nesse sentido, vale treinar respostas para perguntas clássicas que costumam estar presentes nos roteiros de entrevistas.
Algumas das mais comuns são incluem: “¿Puede hablarnos un poco sobre usted?” Que, em tradução livre, seria “você pode falar um pouco sobre você?”. Perguntar “¿Cuáles son sus principales cualidades?” ( “quais são suas principais qualidades?”) também costuma fazer parte do processo seletivo.
Vale treinar, ainda, respostas para as perguntas “¿Por qué le interesa nuestra empresa?” (“Por que você está interessado em nossa empresa?”) e “¿Por qué se considera la persona adecuada para este puesto?”, que significa “por que você acha que é a pessoa certa para esta posição?”.