Modelo traz flexibilidade e escalabilidade, mas demanda alto nível de segurança para dados
O armazenamento em nuvem trouxe mais flexibilidade e possibilidade de escalabilidade e maior eficiência operacional para empresas e pessoas. Mas qual é a melhor forma de garantir a privacidade e a segurança dos dados armazenados? Há muitas, como o uso de VPN, criptografia de dados e outras soluções inteligentes em cibersegurança.
Um levantamento da empresa de cibersegurança Check Point Research (CPR) aponta que, a nível global, o número de ataques a segurança digital cresceu 7% em 2023. No Brasil, os dados apontam um crescimento de 1%, contabilizando mais de 1,5 mil ataques semanais por organização.
O que é o armazenamento em nuvem?
O armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados por servidores remotos. O objetivo principal desse serviço é fornecer uma solução segura e, principalmente, flexível e conveniente para armazenar dados. A nuvem também permite o acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, basta que a pessoa tenha internet.
Existem diversos tipos de armazenamento em nuvem, cada um com suas características e limitações. Outra característica desse modelo de armazenamento é a capacidade de escalabilidade, o que permite que negócios consumam menos recursos e, com isso, diminuam o seu custo operacional.
Quais os principais riscos do armazenamento em nuvem?
O Brasil é um dos países do topo do ranking de ataques cibernéticos e fraudes virtuais. O armazenamento em nuvem, assim como toda tecnologia, está vulnerável a esses tipos de ataques. Confira abaixo quais são os principais riscos do armazenamento em nuvem.
Vazamento de informações
Um dos principais risco do armazenamento em nuvem é o vazamento de informações. As empresas lidam com um grande volume de dados sensíveis e confidenciais, tanto do negócio como de clientes. Ter isso exposto a criminosos é um grande risco.
Vulnerabilidade das aplicações
Além de ter um nível alto de segurança no servidor de armazenamento, aplicativos e dispositivos que interagem com os dados na nuvem acabam apresentando vulnerabilidades de segurança. Com esses serviços desatualizados e vulneráveis, é muito difícil evitar ataques cibernéticos e roubo de informações.
Conformidade com a lei de proteção de dados
A privacidade no armazenamento em nuvem também está ligada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Por lidar com um grande volume de dados sensíveis e confidenciais, o serviço de armazenamento em nuvem precisa estar em conformidade com as novas normas e regulamentações. A falta de conformidade pode levar a penalizações severas para empresas.
Como garantir a privacidade e segurança dos dados armazenados em nuvem?
Existem soluções e modelos que podem ser adotar para aumentar o nível de segurança e garantir a privacidade dos dados armazenados na nuvem. Confira abaixo algumas formas de garantir a privacidade dos dados na nuvem:
Controle de acesso
Dados sensíveis e confidenciais não devem estar expostos a todos. Com isso, uma das dicas de segurança para armazenamento na nuvem é implementar o controle de acesso.
Apenas profissionais envolvidos com os projetos da empresa devem ter acesso aos dados armazenados. É possível adotar recursos como a autenticação de múltiplos fatores e restringir o acesso dos colaboradores a projetos que caibam a suas funções.
Atualizações e backups regulares
A vulnerabilidade é um fator que abre espaço para ataques cibernéticos. E uma forma de aumentar a privacidade dos dados é atualizar os servidores e fazer backups com frequência. Isso eleva o nível de segurança da nuvem, conseguindo corrigir possíveis vulnerabilidades antes que cibercriminosos se aproveitem disso.
Uso de VPN com armazenamento em nuvem
Os serviços de VPN trazem diversos benefícios como a criptografia de dados, criação de uma rede privada e protocolos de segurança e comunicação internos. Esses serviços podem ser integrados com o armazenamento em nuvem e isso adiciona uma camada de proteção adicional aos dados armazenados na nuvem.
Monitoramento contínuo dos servidores
O suporte do armazenamento em nuvem precisa estar ativo 24×7. O monitoramento deve ser contínuo com o objetivo de eliminar vulnerabilidades e coibir qualquer ameaça de ataque virtual. Isso é muito importante para garantir a privacidade das informações.
O armazenamento em nuvem é uma forma bastante eficiente e flexível para lidar com grandes volumes de dados. E assim como outras tecnologias, está exposta a riscos. Pensar em soluções de privacidade e segurança é essencial para seguir as normas e regulamentações de dados e garantir a privacidade das informações contidas na nuvem.