O mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central que afeta principalmente os movimentos, causando tremores, rigidez, lentidão e dificuldade de equilíbrio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença de Parkinson, que não tem cura e pode levar à incapacidade e à morte.
Apesar de ser uma doença comum e grave, muitas pessoas desconhecem os seus sintomas, as suas causas e os seus tratamentos. Isso pode gerar preconceito, discriminação e isolamento social para os pacientes e seus familiares. Além disso, a falta de informação pode atrasar o diagnóstico e prejudicar a qualidade de vida dos portadores da doença.
Nesse contexto, o marketing pode ser um aliado na conscientização do mal de Parkinson, usando estratégias de comunicação para divulgar informações corretas e relevantes sobre a doença, sensibilizar a sociedade para a importância do apoio e da inclusão dos pacientes e estimular a busca por ajuda médica especializada.
Como fazer um marketing eficaz para a conscientização do mal de Parkinson?
Para fazer um marketing eficaz para a conscientização do mal de Parkinson, é preciso seguir alguns passos:
Definir o público-alvo
Quem são as pessoas que precisam receber informações sobre a doença? Podem ser os próprios pacientes, os familiares, os cuidadores, os profissionais de saúde, os educadores, os jornalistas, os formadores de opinião, etc.
Definir os objetivos
O que se pretende alcançar com a campanha de marketing? Podem ser objetivos como aumentar o conhecimento sobre a doença, reduzir o estigma, incentivar a adesão ao tratamento, promover a doação para pesquisas, etc.
Definir as mensagens
Quais são as informações que devem ser transmitidas sobre a doença? Podem ser mensagens como “O mal de Parkinson não é contagioso”, “O mal de Parkinson não é uma doença exclusiva dos idosos”, “O mal de Parkinson tem tratamento e pode ser controlado”, etc.
Definir os canais
Quais são os meios de comunicação que serão utilizados para divulgar as mensagens? Podem ser canais como redes sociais, sites, blogs, podcasts, vídeos, cartazes, folders, eventos, etc.
Definir as ações
Quais são as atividades que serão realizadas para engajar o público-alvo? Podem ser ações como palestras, workshops, webinars, lives, quizzes, jogos, concursos, depoimentos, histórias, etc.
Definir os indicadores
Quais são as formas de medir o impacto da campanha de marketing? Podem ser indicadores como número de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários, inscrições, downloads, doações, etc.
Exemplos de campanhas de marketing para a conscientização do mal de Parkinson
Algumas campanhas de marketing para a conscientização do mal de Parkinson que se destacaram foram:
- A campanha “Unshakeable”, da Fundação Michael J. Fox para a Pesquisa do Parkinson (MJFF), que usou celebridades como Muhammad Ali e Ryan Reynolds para mostrar que o mal de Parkinson não impede as pessoas de realizarem seus sonhos e contribuírem para o mundo;
- A campanha “Parkinson’s Is”, da Associação Americana de Parkinson (APDA), usou imagens e frases simples para ilustrar as diferentes facetas da doença e mostrar que cada pessoa vive o mal de Parkinson de uma forma única;
- A campanha “Move for Parkinson’s”, da Federação Europeia das Associações de Parkinson (EPDA), usou vídeos e músicas animadas para incentivar as pessoas com mal de Parkinson a praticarem exercícios físicos regularmente e melhorarem sua saúde e bem-estar.
Conclusão
A doença de Parkinson afeta milhões de pessoas no mundo, que precisa ser mais conhecida e compreendida pela sociedade. O marketing pode ajudar nessa missão, usando técnicas de comunicação para informar, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno da causa. Assim, é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes, dos familiares e de todos os envolvidos com a doença.