Carros

Comprar Carteira de Motorista é Considerado Crime?

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação acontece em diversas etapas, que incluem exames teóricos e práticos. Nem sempre é fácil conseguir ser aprovado nesse processo e, além disso, é necessário pagar as taxas do DETRAN e as aulas na autoescola.

Seja por não quererem ou não poderem arcar com os investimentos financeiros ou porque não conseguiram a aprovação, algumas pessoas tentam um caminho diferente (e perigoso): comprar uma carteira de motorista.

Você sabe as consequências para esse tipo de prática? Comprar carteira de motorista, independentemente da categoria, é considerado um crime?

Neste artigo, reunimos todas as informações sobre esse assunto. Informe-se e evite problemas no futuro!

Qual é a importância da CNH?

Para trafegar nas vias públicas, é obrigatório ser um condutor habilitado. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é, portanto, o documento que comprova essa habilitação, indicando que o condutor passou pelo processo de habilitação e que foi considerado apto a dirigir.

A CNH, assim como a Carteira de Identidade (RG), é um documento pessoal e intransferível. Tanto é assim que a CNH também pode ser utilizada como documento de identificação, como, por exemplo, em rodoviárias ou aeroportos, substituindo o RG.

A CNH, em seu modelo atual, possui a fotografia do condutor e os números de identificação. Quando há alguma informação extra, como a necessidade de usar lentes de contato, esse dado também consta no documento.

Não importa se você vai viajar para outro estado ou se vai apenas a poucos metros da sua casa: o porte da CNH é obrigatório, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em seu Artigo 162, Inciso I:

“Art. 162. Dirigir veículo:

I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (três vezes) e apreensão do veículo”.

Existem categorias para a Carteira Nacional de Habilitação e cada uma delas habilita o condutor a dirigir um tipo específico de veículo. Para mudar de categoria, é preciso passar por todo o processo de habilitação novamente. Veja, a seguir, as categorias das CNHs vigentes no Brasil.

Categoria A: essa categoria de CNH habilita a direção de veículos motorizados que tenham duas ou três rodas.

Categoria B: a categoria B se refere a veículos de até oito lugares (sem contar com o assento do condutor). Além disso, também engloba aqueles veículos cujo peso bruto total não supera os três mil e quinhentos quilogramas, incluindo, nessa soma, a unidade acoplada reboque.

Categoria C: essa CNH permite dirigir veículos de carga que pesem mais de três mil e quinhentos quilogramas e menos de 6.000 quilogramas, incluindo o peso da unidade acoplada, o reboque. A CNH tipo C também permite dirigir todos os veículos da categoria B.

Categoria D: já a categoria D diz respeito a veículos de passageiros que tenham mais de oito lugares. Também engloba todos os veículos abrangidos nas categorias B e C.

Categoria E: essa licença permite aos condutores a direção de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D. Além disso, o reboque, o semirreboque, o trailer ou a unidade acoplada articulada deve ter 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

Categoria ACC: para dirigir veículos de duas ou três rodas com potência de até 50 cilindradas.

Como é o processo para tirar a CNH?

Como vimos, a importância da CNH é imensa. Sem ela, não é permitido dirigir veículos por vias públicas, e quem o fizer estará sujeito às penalidades estabelecidas pelo CTB, das quais já falamos no tópico anterior.

O processo para tirar a CNH pela primeira vez pode ser feito por cidadãos maiores de idade e alfabetizados. Para dar início aos trâmites, é necessário inscrever-se no DETRAN, portando CPF, Identidade, Comprovante da Taxa de Inscrição e Comprovante de Residência atualizado.

O próximo passo é a avaliação médica, com exames físicos e psicotécnicos. Se não houver nenhum impedimento em relação à saúde física e psicológica, o candidato passa, então, para as aulas teóricas, mais conhecidas como aulas de “legislação”. Nesse passo, é obrigatório fazer o mínimo de 45 horas/aulas e, ao final, passar por um exame teórico. Quando aprovado nesse exame, vem a última etapa: as aulas práticas e o exame de rua.

O mínimo de horas/aulas para a prática da direção varia de região para região do país. A maioria dos estados brasileiros determina um mínimo de 25 horas/aulas. Após cumprir essas horas, o candidato pode prestar o exame prático, também conhecido como “prova de rua”.

No Brasil, os candidatos têm até um ano para fazer todos esses trâmites, depois disso, a pauta vence e é preciso começar todo o processo novamente.

Comprar carteira de motorista é considerado crime?

Sim, comprar CNH é considerado um crime. O Decreto-Lei nº 2.848, mais conhecido como Código Penal, que está em vigor desde 1940, estabelece, em seu Artigo 298, que:

 “Art. 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:

Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Como podemos interpretar a partir do que diz o texto da legislação brasileira, o condutor que for flagrado portando CNH falsa estará sujeito às penalidades que, dependendo do caso, podem levar até mesmo à reclusão.

É preciso destacar, ainda, que comprar uma carteira falsa também pode ser considerado uma conduta de falsidade ideológica. O Código Penal, em seu Artigo 299, considera falsidade ideológica o uso de CNH falsa. Vejamos:

 “Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.”

Na internet, não é difícil encontrar pessoas que oferecem o “serviço” de vender CNHs falsas, apesar da fiscalização por parte dos órgãos oficiais. Ainda assim, por tudo o que vimos neste artigo, é fácil perceber que comprar uma CNH não é uma boa ideia, já que essa prática é, sim, um crime.

Se você precisa de ajuda para recorrer de multas por essa ou outras situações, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail doutormultas@doutormultas.com.br ou do telefone 0800 6021 543.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.