Tecnologia

Como saber se meu computador está infectado com vírus?

Uma das questões mais preocupantes quando temos internet em casa e usamos o computador regularmente para navegar, enviar e-mails, fazer videoconferências ou teletrabalho, é a possibilidade de o computador acabar sendo infectado por um vírus ou programa malicioso.

É possível detectar se um computador foi infectado por malware, pois existem alguns sintomas relacionados ao seu funcionamento que nos alertam para essa possibilidade.

Como descobrir se fui infectado por um vírus de computador

A seguir, mostraremos os sintomas ou situações que um computador sofre e que podem ser um sinal óbvio de que o sistema tem um vírus ou outro tipo de programa prejudicial.

Janelas pop-up

Quando o computador é usado, janelas pop-up são abertas automaticamente, ou seja, elas são mostradas sem nossa solicitação. Estamos diante de um sinal claro de que algum programa indesejado está instalado no computador.

Esses tipos de janelas são comuns quando usamos um navegador da web, embora também possam ser exibidos no próprio sistema operacional (mesmo com mensagens enganosas indicando que o computador está infectado).

Desempenho muito lento

Outro sintoma que deve nos fazer suspeitar que algo está errado com o computador, e que um vírus pode estar instalado no sistema, é quando ele fica lento. Se ao executar um programa, abrir um arquivo ou navegar na Internet, o computador demorar muito mais do que o normal, chegando a travar (não abrindo o programa ou arquivo), é provável que algum tipo de malware esteja interferindo ou utilizando dos recursos do computador.

Programa de proteção desativado

Programas de proteção como antivírus, antimalware ou firewall devem estar sempre ativados e em execução para proteger o computador. Se este software de proteção estiver desabilitado, e não foi você que fez isso, algum programa externo não autorizado está instalado no computador e é perigoso continuar a usá-lo sem primeiro resolver esse problema.

Uso intensivo do sistema

Quando não estamos usando o computador, seus recursos devem estar quase totalmente parados, os ventiladores devem estar funcionando no mínimo e a luz de leitura e gravação do disco e a luz da placa de rede ou Wi-fi não devem estar ativas.

Se o computador não está sendo usado e os ventiladores estão no máximo, o processador e a memória estão sendo usados ​​em uma alta porcentagem e as luzes do disco e da rede não param de piscar, é que o sistema está sendo usado intensamente, e provavelmente algum malware é que está usando os recursos do computador (como quando este tipo de vírus adiciona um computador a uma rede zumbi para realizar ataques massivos em servidores).

Falhas de conexão com a Internet

Se, apesar de ter uma boa conexão de internet como fibra, houver cortes contínuos na conexão, as páginas demoram para carregar ou existem micro cortes na conexão Wi-Fi, é provável que a causa seja malware no programa.

Para aumentar o nível de segurança cibernética, é importante conhecer os sintomas ou sinais que aparecem em um computador quando ele é infectado por um vírus. Ao detectar esses tipos de programas maliciosos a tempo, podem ser tomadas medidas apropriadas para eliminá-los e poder fazer uso seguro de nossos computadores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.