ColunasWagner Santos

Como retirar o fundo de garantia? Guia completo!

O Fundo de Compensação do Trabalho (FGTS) pode ser retirado em determinadas circunstâncias, entre as quais a demissão sem justa causa do empregado. O fundo foi criado no ano de 1966 para proteger que funcionários foram demitidos.

Todo empregador deve pagar um valor de FGTS mensalmente para cada empregado. O valor equivale a aproximadamente 8% da remuneração que deve ser depositada em conta vinculada ao contrato de trabalho da Caixa Econômica Federal.

Caso o funcionário seja demitido por justa causa, tem direito ao recebimento de todo o valor que está disponível no FGTS.

A retirada do Fundo de Garantia pode estar sujeita às seguintes condições:

  • demissão injusta sem justa causa;
  • rescisão regular do contrato de trabalho com prazo determinado;
  • A Previdência Social oferece benefícios de aposentadoria. Seguro Social;
  • em caso de doença grave;
  • Propriedade de casa.

No entanto, o FGTS pode ser retirado em outras circunstâncias permitidas pela Caixa.

Qual a técnica mais eficaz de retirada do FGTS?

É difícil identificar o método mais eficaz. Dependerá dos requisitos de cada trabalhador individual. A possibilidade de converter saques de aniversários em prêmios de aniversários é uma boa opção para quem está entrando no mercado hoje e não tem um histórico profissional de sucesso.

Para quem está se aproximando da aposentadoria, recomenda-se a permanência no emprego tradicional, pois a renda acumulada ao longo do ciclo de vida do trabalho será maior. Qualquer pessoa sujeita a cortes ou pensando em mudar de carreira deve pensar se vale a pena ir para a festa de aniversário do saque.

Veja agora algumas dicas de como sacar o FGTS e em que circunstancia você realmente tem direito;

Retirada de aniversário.

A modalidade de funcionamento permite o saque de parte do saldo remanescente na conta do FGTS anualmente durante o mês de comemoração do aniversário do colaborador. O saldo fica acessível para saque até o final do expediente do mês seguinte à data do lançamento.

A festa de aniversário não é obrigatória, mas é uma opção. Porém, quem aderir à desistência-aniversário não poderá receber desistência-desistência nos casos de dispensa sem justa causa. Mas ele terá direito a uma quantia de 40% como multa de rescisão.

A pessoa que se aposenta tem o direito de sacar o FGTS de sua conta.

Caso o trabalhador decida se aposentar, ele tem direito ao acesso ao saldo das contas do FGTS, independentemente de estar ativo (emprego atual) e não ativo (emprego anterior). O trabalhador que já se aposentou e pretende se manter na mesma posição tem direito a saques mensais do valor do FGTS. Porém, se ele se aposentar e for contratado por outra entidade, só terá acesso ao FGTS quando for demitido sem justa causa.

Saque FGTS devido à doença.

Uma doença grave pode fazer com que o trabalhador se retire do Fundo de Compensação do Trabalho. Existem algumas doenças para as quais a retirada pode ser possível: câncer, HIV e doenças terminais e outras aceitas como legítimas pelo governo. O dinheiro retirado poderia ser usado para cobrir o tratamento.

Saque por rescisão.

Se um funcionário for demitido sem justa causa, ele tem direito ao valor. O colaborador pode sacar todo o valor disponível no FGTS.

O método de levantamento é aquele que se efetua no momento do despedimento do trabalhador sem motivo, desde que o trabalhador tenha o direito de retirar a totalidade do valor da conta constituída com a empresa. Os recursos são liberados uma vez após a realização do pedido e além das penalidades de rescisão agregadas aos recursos.

O processo de saque pode ser iniciado por meio do aplicativo “Meu FGTS” ou diretamente na agência da Caixa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo