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A aveia pode se tornar uma excelente aliada para quem quer perder peso, se acrescentada na dieta de maneira saudável. Por ser um alimento rico em fibras e nutrientes, tem um alto poder de saciedade e por isso controla a fome. Veja como é possível perder peso incluindo a aveia em sua dieta.

A maneira como você consome a aveia pode ter grande relevância nos seus benefícios para a perda de peso. Esqueça produtos açucarados ou gordurosos que apenas irão adicionar muitas calorias e inclua itens que agreguem valor nutricional e que auxiliem na diminuição da gordura. Há diversos motivos pelos quais a aveia contribui para uma dieta saudável. Além de ser um produto acessível, ela é rica em nutrientes e fibras saudáveis sendo possível prepara-la e incrementá-la das mais diversas formas, ou seja, é uma excelente alternativa para quem está tentando emagrecer, portanto é importante incluí-la em sua dieta alguns dias na semana.

A ingestão de fibras para redução do apetite

De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, a adição de fibras na dieta é uma das maneiras mais simples para conseguir emagrecer visto que a fibra tem baixa caloria e mantém a sensação de saciedade por mais tempo, evitando que a pessoa coma muito. E a aveia é uma excelente fonte de fibra alimentar, que é um nutriente indispensável para a perda de peso. Um pacote de aveia instantânea regular Quaker por exemplo, contém 4 gramas de fibras, o que faz com que a digestão seja mais lenta e evita o consumo de alimentos pobres de nutrientes como por exemplo os carboidratos refinados.

Para enriquecer o teor de fibras da aveia, adicione uma porção de frutas como: amoras, framboesas, mirtilos ou morangos que contém apenas de 25 a 40 calorias numa porção de meia xícara. Segundo um estudo publicado no Nutrition Journal em 2014, a farinha de aveia, tanto na forma instantânea quanto na convencional, mostrou-se mais eficaz para a saciedade do que os cereais prontos para o consumo, ou seja, ao se alimentar no café da manhã com aveia, terá menos chances de sentir fome e fazer lanches fora de hora, mantendo assim a sua meta mínima de calorias diárias.

Evite o consumo de aveias com sabor

Não importa qual o tipo de aveia você irá escolher: flocos, farelo, farinha ou instantânea. Prefira sempre as tradicionais, pois as com sabores normalmente possuem alto teor de açúcar refinado, o que gera um aumento do número de calorias, sem acrescentar valor nutricional na aveia.

Trocar uma porção de aveia com sabor por uma porção de aveia comum todas as manhãs reduzirá mais de vinte mil calorias no decorrer de um ano, ou seja, o suficiente para conseguir eliminar mais de dez quilos sem fazer outras mudanças em sua dieta.

De acordo com o USDA um pacote tradicional de aveia aromatizado com açúcar mascavo possui 158 calorias e 13 gramas de açúcar, enquanto que uma porção de um terço de xícara de aveia em flocos possui apenas 102 calorias e menos de um grama de açúcar.

Fuja de alimentos gordurosos e açucarados

Caso sinta a necessidade de adoçar a sua aveia, procure sempre utilizar misturas saudáveis que irão contribuir para a perda de peso. Evite também as formas de adoçar consideradas saudáveis como: xaropes, mel ou agave uma vez que todas contam como adição de açúcar e oferecem baixo valor nutricional. Procure substituir esses itens por uma fruta como por exemplo maça ou banana ou utilize algumas gotas de stévia que é um adoçante natural e sem calorias.

Preparar a sua aveia com leite integral por exemplo, poderá prejudicar os seus esforços para emagrecer, pois um copo com leite possui 149 calorias e 8 gramas de gordura. Portanto, faça a sua aveia com água para manter baixa a sua ingestão calórica.

Evite também alimentos gordurosos que possam comprometer a perda de peso, como aqueles considerados relativamente saudáveis, mas que possuem alto teor de gordura. Um exemplo é a manteiga de amendoim que apesar de oferecer alguns benefícios nutricionais, é rica em gordura uma vez que possui 188 calorias numa porção de 2 colheres de sopa, isto é, você poderá acrescentar muitas calorias na sua dieta senão se atentar ao tamanho da porção.

Consuma aveia para emagrecer

Uma das vantagens de incluir a aveia em sua dieta é a sua funcionalidade, isto é, há a possibilidade de prepara-la variando os seus tipos e combinando alimentos para assim variar os sabores fazendo que seu paladar não se canse e desanime de continuar a dieta.

Existe uma grande variedade de receitas que se adequam aos mais diversos paladares. Experimente fazer uma mistura de aveia em flocos com leite de amêndoas sem açúcar, banana, e canela para fazer um rico e saudável pão. Você poderá assar um lote grande nos finais de semana e depois separá-lo em porções menores para comer durante a semana. Experimente diferentes especiarias para acrescentar mais sabor. Uma pitada de cardamomo incrementa cerejas frescas enquanto um toque de pimenta caiena pode funcionar bem em aveia com cacau.

Para tornar a sua aveia ainda mais eficiente na perda de peso, misture uma ou duas claras de ovos durante o seu cozimento e acrescente as suas misturas favoritas. As claras de ovos adicionarão proteínas benéficas sem afetar o sabor da sua aveia.

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