Notícias

Como o estresse nos afeta fisicamente? A ciência responde

O estresse é um dos males mais comuns da atualidade – por exemplo, 75% dos adultos norte-americanas revelaram numa pesquisa que sofrem com o problema. Em muitos casos, ele se tornar mais grave quando o subestimamos. Para evitar que isso aconteça, é importante saber como isso nos afeta fisicamente.

1. Problemas no sistema digestivo

Como o cérebro e o trato digestivo estão intimamente conectados, o estresse pode causar muitos efeitos negativos. Entre eles, a síndrome do intestino irritável, uma das consequências digestivas mais difundidas do estresse, embora não seja a única, como também há inflamações no estômago, úlceras e refluxo, especialmente quando o estresse é crônico.

2. A vida de nossas células

Todas as células possuem cromossomos. Os cromossomos, por sua vez, têm telômeros e estes, com estresse crônico, encurtam. Quando o telômero é afetado, a célula morre. Nesse sentido, o estresse nos afeta no nível celular, acelerando nosso envelhecimento ou tornando os sinais da velhice mais visíveis.

3. Vulnerabilidade do sistema imunológico

Quando uma pessoa sofre de estresse crônico, o hormônio cortisol se comporta de forma estranha e elevando sua presença no corpo. Por isso, o sistema imunológico começa a ignorá-lo. Quando esse sistema, que é aquele que defende nosso corpo da ameaça externa, começa a falhar, o corpo fica mais vulnerável.

Por um lado, o perigo de resfriados aumenta. Por outro lado, feridas comuns podem demorar mais para curar. E, quanto mais tempo demorar para curar nossas feridas, mais estaremos expostos a outras ameaças. Além disso, as vacinas são menos eficazes.

4. Propagação de doenças cardíacas

A ciência sabe que o estresse pode causar problemas cardíacos, embora os fatores determinantes não sejam bem conhecidos. Por um lado, tem sido relacionado à hipertensão arterial, por outro, as pessoas com estresse tendem a fumar mais ou a se alimentar de comidas menos saudáveis ​​do que as pessoas sem estresse.

Entre suas diferentes consequências, o estresse também pode causar a síndrome do coração partido.[ou tako-tsubo], nome dado à um problema cardíaco que acontece quando a pessoa sofre uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente, ou a perda de um ente querido. Acredita-se que excesso de adrenalina provado por este susto, por esta emoção forte, seja o responsável pelo mal funcionamento cardíaco.

5. Distúrbios mentais

Traumas na infância podem causar, no futuro, algumas doenças mentais. O professor Alan Brown, da Universidade de Columbia, descobriu que certos eventos da vida inicial aumentam o risco de sofrer esquizofrenia na vida adulta.

Mas, voltando ao assunto das mudanças físicas, o estresse pode causar mudanças na amígdala, especialmente em um estágio inicial de nossas vidas. Essas mudanças, além disso, muitas vezes foram relacionadas à ansiedade e à depressão.

Foto: Mandyme27 / Pixabay

6. Mudanças no metabolismo

Níveis elevados de cortisol podem causar a resposta do cérebro ao estresse para aumentar e gerar mudanças no metabolismo. Nesse sentido, podem surgir distúrbios alimentares ou distúrbios do sono, modificando totalmente o “relógio interno”.

Por outro lado, o estresse e suas mudanças nos níveis de cortisol podem causar danos no hipocampo e potenciar problemas de memória ou concentração e até mesmo a doença de Alzheimer.

7. Problemas ao dormir

O estresse pode causar alterações no nosso metabolismo e também afetar nossos ritmos circadianos. Nesse sentido, os problemas para dormir podem começar a aparecer, especialmente quando devemos seguir uma rotina que exige que levantemos cedo.

Por outro lado, o estresse também pode causar outros distúrbios do sono, como pesadelos. Nesse sentido, as mudanças no metabolismo tornam o cérebro mais ativo à noite e os pesadelos se tornam mais frequentes.

Lembre-se que antes dos sintomas de estresse, ansiedade ou depressão, a melhor decisão é consultar um médico especialista: o estresse não deve ser subestimado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.