Saúde

Como NÃO usar minoxidil

queda-de-cabelo-e-minoxidil
Créditos: quedadecabelo.club

1) Não misture o minoxidil com outras substâncias

Muitos têm dúvida se podem misturar minoxidil com óleo de rícino, de coco, no shampoo, ou em outros produtos. A resposta é não, o minoxidil é uma substância ativa, completa, e não precisa de nenhuma outra para fazer efeito, qualquer adição pode diminuir a eficácia dele.

O trecho 5% na embalagem do minoxidil  significa que a cada cem partes do produto, cinco são de minoxidil, o restante é água, propilenoglicol, álcool, etc. Misturá-lo à qualquer substância, dilui a concentração dele.

2) Não use o minoxidil mais do que duas vezes ao dia

Muitos usam minoxidil três vezes ao dia, de manhã, de tarde e de noite, porém, estudos comprovam que a meia vida do minoxidil é de 22h, por isso muitos dermatologistas prescrevem 1 ml de minoxidil uma vez ao dia, outros duas vezes ao dia.

Não use o produto mais do que duas vezes ao dia, isso não potencializa o efeito dele.

3) Não use mais do que a dose recomendada

Normalmente a dose recomendada pelos dermatologistas é de 1 ml/dia, para alguns pacientes pode ser um pouco mais, para outros ligeiramente menos. Usar mais que isso é desperdício, já que o organismo tem uma tolerância de absorção do produto.

4) Não interrompa o tratamento

Se interrompido o uso do minoxidil, o cabelo ou pelo poderá voltar a cair ou crescer mais vagarosamente, já que tende a regressar ao que era antes do tratamento, é como se a pele estivesse sendo adubada com minoxidil, e durante o uso dele a circulação sanguínea local aumenta, acelerando o crescimento capilar.

Muitos compram vários frascos de minoxidil, e depois de acabar o produto, ficam algum tempo sem utilizá-lo, o que é prejudicial para o tratamento. O minoxidil deve ser usado de maneira contínua.

5) Não raspe a barba achando que isso potencializará o efeito do minoxidil

O pelo não cresce mais forte e grosso se cortado, e a pele não absorve melhor o produto porque a barba foi raspada. Se usar o produto para ter uma barba grande, raspá-la não faz sentido, o único benefício é que será mais fácil aplicá-lo em uma barba curta. Quem tem uma barba cheia deve aplicar o produto somente onde houver falhas.

6) Não use o minoxidil com a barba ou os cabelos molhados

Muitos saem do banho depois de lavar a cabeça ou a barba e logo em seguida aplicam minoxidil, porém, nesse momento o couro cabeludo está extremamente úmido, assim é necessário secar o cabelo ou a barba com secador, ou esperar algumas horas para que sequem naturalmente, para somente então aplicar o produto, que será diluído e terá o efeito reduzido se aplicado em cabelo molhado.

7) Não use o minoxidil sem acompanhamento médico, principalmente se for menor de idade

É grande o número de pessoas que querem usar ou usam minoxidil sem acompanhamento médico. O produto pode causar efeitos colaterais, e, para um adolescente, em fase de crescimento, eles podem ser ainda piores, sem contar que nessa idade a barba ainda está em pleno crescimento.

8) Não use um medicamento vencido

Versões industrializadas do minoxidil têm data de validade geralmente de dois a cinco anos a partir da de fabricação. Já as manipuladas tem prazo de validade reduzido, isso porque não têm algumas substâncias próprias dos industrializados para durarem mais tempo.

Usar um produto vencido, principalmente se tópico, é perigoso, entretanto, há certa tolerância na validade, que para os industrializados é pequena.

Encontre mais informações a respeito do minoxidil no link: https://www.leetdoc.com/br/minoxidil/

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.