Destaques, Educação

Como melhorar a concentração dos alunos na escola

Manter a atenção e concentração dos alunos dentro da sala de aula tem sido um desafio para os professores e até mesmo para as famílias. Além das conversas entre os próprios estudantes, os educadores têm uma nova dificuldade para ser enfrentada: a distração causada pelo uso das redes sociais durante as aulas. Cada vez mais cedo os alunos têm acesso as mídias sociais e querem continuar a utilizá-las mesmo durante as aulas, o que dificulta o trabalho dos educadores. Confira dicas para professores, pais e responsáveis colocarem em prática sobre como melhorar a concentração dos alunos na escola

Seja aliado (a) da tecnologia 

Os benefícios das novas tecnologias na educação se tornam perceptíveis quando elas são utilizadas com equilíbrio e sob a supervisão dos professores. Dessa forma, favorecem o processo de ensino-aprendizagem, despertam a curiosidade e melhoram a concentração dos alunos. Atualmente, há diferentes ferramentas digitais para os professores utilizarem em sala de aula e conseguirem dinamizar o ensino. 

Dinamismo

Com as constantes transformações na atual sociedade, é difícil para os alunos da nova geração conseguirem manter o foco em uma aula monótona e sem atrativos para a sua faixa etária. Dinamizar as aulas, propondo diferentes metodologias e estratégias de ensino é importante para conseguir prender a atenção dos alunos. Quando as aulas introduzem ferramentas e elementos do seu universo é mais fácil para o aluno criar o reconhecimento com o conteúdo abordado. 

Intervalos

Pequenos intervalos permitem que os alunos descansem e não sintam tanto cansaço mental durante a abordagem dos conteúdos. Isso pode ser feito intercalando aulas expositivas com pequenas tarefas e exercícios práticos, contação de histórias e até mesmo um curto período para descanso ou discussão de temas específicos.

Estabeleça regras

Desde os primeiros dias de aula, é importante que o aluno conheça as regras estabelecidas para aquele ambiente. É importante demonstrar que há momentos de lazer e períodos específicos para exposição dos conteúdos que devem ser respeitados e valorizados. O dinamismo também ajuda o estudante entender que a aula não necessariamente significa um momento de tortura, sendo possível combinar aprendizado e diversão. 

Acompanhamento familiar

A família também desempenha um papel importante no aprendizado das crianças. Com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, o aluno pode compreender que atitudes incorretas não serão toleradas. Além disso, o acompanhamento possibilita que os pais possam identificar as áreas e períodos que o estudante precisa ser cobrado, atuando em parceria com a escola para o desenvolvimento do aluno.

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.