Destaques, Dicas

Como limpar o motor do seu carro em quatro etapas

Para alguns, isso parece desnecessário, mas limpar o motor do seu carro é uma ação altamente recomendada. E por várias motivos, embora existam dois fundamentais: o primeiro é que você evitará quebras causadas pelo acúmulo de sujeira; O segundo é que, quando chegar o momento de colocar o veículo em venda no mercado de seminovos, um motor com uma boa aparência multiplica as possibilidades de venda e aumenta o preço.

Apesar de necessário, o excesso de limpeza também pode ser tão ruim quanto um defeito, então não fique obcecado em lavar o motor todas as semanas ou você acabará danificando-o.

Agora, como você limpa o motor de um carro?

Antes de iniciar o trabalho de limpeza da parte mecânica, é importante proteger as áreas que você vai tocar, mas não limpar. Nós nos referimos aos lados do capô onde você terá que se sustentar com o risco de causar arranhões. Também proteja os pneus, caso algum líquido seja derramado.

Motor volkswagen Polo GTI 2017

Você pode começar agora

Passo 1. Verifique a temperatura do motor e remova a poeira

Se você não limpa este espaço há muito tempo, é aconselhável tornar a operação com o motor um pouco mais quente… então será mais fácil descalcificar a sujeira. Se você o deixar ligado alguns minutos antes de começar, isso é o suficiente.

Para remover as sujeiras que deslizam pelo capuz e a poeira que cobre as peças mecânicas, você pode usar uma escova, embora você obtenha melhores resultados com uma máquina de ar pressurizada.

Etapa 2. Proteja os elementos que não podem ficar molhados

Use plástico ou outros elementos à prova de água (a folha de alumínio também é válida) para isolar os terminais elétricos que se deslocam para a bateria e cobri-los com uma película plástica para evitar que se molhem. Você também tem que proteger a entrada de ar, o carburador e os filtros.

A bateria também pode ser limpa, mas tenha cuidado com os cabos

Passo 3. Remova a graxa

Compre um bom desengraxante e aplique-o nos pontos com uma escova onde precisa de graxa. Se você tem um elevador, não hesite em usá-lo, será a maneira mais fácil de alcançar pontos-chave como o cárter do motor.

Trabalhe rapidamente para que o removedor de gordura ou produto de limpeza que você usou não seque. Para removê-lo, você pode usar uma máquina de água pressurizada.

Passo 4. Secar o motor

É aconselhável secar o motor antes de remover as proteções para evitar que os restos de água toquem os cabos e outros componentes elétricos.

A fórmula tradicional é deixar o capô aberto por um longo tempo, mas se você estiver com pressa, você pode acelerar o processo de secagem, deixando o motor em marcha lenta até o ventilador estar desligado.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.