Como identificar se o meu diploma é verdadeiro ou falso
Portal N10

Eleito educador do ano em 2016 e nomeado embaixador da educação no Brasil em 2017, o capixaba Wemerson Nogueira viu seu nome em meio a uma baita polêmica. Isso porque a corregedoria da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) do Espírito Santo concluiu, no ano passado, que o professor jamais teria se matriculado na instituição que ele alegou ter estudado. A Sedu apontou também que Nogueira apresentou diploma falso para atuar na rede estadual de ensino. Como resposta, o professor Wemerson alegou que foi enganado pela instituição de ensino.

O que aconteceu com o Wemerson, entretanto, não é um fato isolado e demonstra a importância de conferir, antes de se matricular em um curso superior, o reconhecimento da instituição de ensino junto ao Ministério da Educação. Esta é a única forma de ter os diplomas validados e reconhecidos em todo o território nacional.

Levados pelo sonho de ingressar em uma graduação e sem muita condição de arcar com as mensalidade de uma faculdade, jovens acabam buscando pelas “melhores” ofertas sem se preocupar com a regularidade da instituição. E os riscos só aumentam na modalidade de ensino à distância, tendo em vista que, na maioria dos casos, os estudantes EAD têm pouco contato físico com a instituição de ensino.

É importante ficar atento à seriedade da instituição que oferta o curso, seja ela a distância ou presencial. Outros detalhes também podem ser levados em conta para uma primeira análise sobre a credibilidade da instituição, entre eles, o preço muito abaixo do mercado, duração do curso ou se há muitas reclamações sobre a faculdade. Ou seja, pesquise CNPJ, confira a nota do curso junto ao MEC e consulte, se possível, antigos alunos.

A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/, clicar na aba de “consulta avançada” e, em seguida, na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Fonte: Agência E+B

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.