Como fazer soro caseiro? veja o modo de preparo correto e seu uso

Como fazer soro caseiro? veja o modo de preparo correto e seu uso

Como fazer soro caseiro? veja o modo de preparo correto e seu uso

Foto: Somchai Chitprathak por Pixabay

Romário Nicácio junho 10, 2021 Como Fazer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda maior causa de morte entre crianças no mundo e seu principal risco é a desidratação, uma das doenças mais comuns no verão. A recomendação para evitá-la é ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia.

O soro caseiro é um forte aliado no combate a desidratação, repondo água e sais minerais perdidos através do vômito e diarreia, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. A solução normal contém uma concentração de cloreto de sódio (sal) semelhante à encontrada no sangue e nas lágrimas.

Benefícios do soro caseiro

A solução repõe de forma eficaz a água e sais minerais no corpo para tratar a desidratação, sendo recomendado inclusive para cães e gatos, quando necessário.

Vale salientar que o soro não tem como função tratar o vômito ou a diarreia, tendo sua finalidade apenas para repor os líquidos e sais minerais perdidos. É sempre importante seguir todas as orientações médicas para controlar qualquer sintoma. Diabéticos não devem tomar o soro caseiro, assim como aqueles em desidratação grave. Nesses casos deve-se procurar auxílio médico.

Apesar de bastante simples, muita gente ainda não sabe como fazer o soro caseiro e qual sua orientação de uso. Por isso, o Portal N10 vai te ensinar.

Como preparar o soro caseiro?

Para fazer o soro caseiro para 1 litro de água você vai precisar de:

  • Água
  • Açúcar
  • Sal
  • Colher se sopa
  • Colher de café
  • Garrafa de 1L

Adicione 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral na garrafa. Adicione o sal em uma colher de café e em seguida adicione à garrafa com água. Adicione duas colheres de sopa de açúcar à garrafa com água.

Misture bem todos os ingredientes e beba em pequenos goles várias vezes durante o dia, não ultrapassando mais de meio copo de uma só vez. Em caso de vômito ou diarreia, deve-se observar a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção após cada episódio do ocorrido. Bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.

Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica, pois pode ser prejudicial à saúde.

Qual a validade do soro caseiro?

O soro caseiro tem uma durabilidade máxima de 24 horas. Se houver necessidade de tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Outros artigos

Urbanização da Praia de Pirangi avança

junho 12, 2021

Urbanização da Praia de Pirangi avança

Os serviços da urbanização da orla de Pirangi seguem avançando, em Parnamirim. Nesta semana foi iniciada a construção de um muro de contenção, que vai permitir o as...