Destaques, Dicas de Saúde

Como evitar aftas na boca: 5 dicas importantes que também irão melhorar sua saúde

Como evitar aftas na boca

Muitas pessoas tiveram em algum momento de suas vidas as dolorosas e incômodas aftas, que são caracterizadas por pequenas úlceras superficiais com um fundo esbranquiçado que são encontradas dentro da boca, língua ou gengivas.

Embora não seja uma lesão grave, as úlceras podem causar muita dor, dificuldade para falar ou até mesmo para mastigar uma comida, por isso, se pudermos evitá-las, será muito melhor.

Aqui nós lhes diremos como fazer isso.

Como evitar aftas na boca

1. Fortalecer seu sistema imunológico – Cuide de sua dieta, durma bem, beba bastante água e faça exercícios, pois uma das causas mais frequentes é um sistema imunológico fraco; o sistema não consegue combater eficazmente as bactérias que entram no corpo e estas destroem parte do tecido da boca.

2. Reduza o estresse em sua vida – O estresse é um grande fator que favorece o aparecimento de aftas, porque deixa o corpo mais indefeso e aumenta as chances de sofrer lesões. Dê um passeio, descanse e pratique técnicas de relaxamento como ioga ou meditação.

3. Consuma mais vitaminas e minerais – Úlceras aftosas estão relacionadas a uma deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas B12 no organismo. Eles são nutrientes encontrados na carne vermelha e vegetais verde-escuros.

4. Proteja sua boca – O trauma dentro da boca pode facilitar o aparecimento de aftas. Por isso, use escova macia e certifique-se de trocá-las a cada três meses; use anti-séptico bucal, se você preferir. mantenha a sua higiene bucal sempre em dia e visite o seu dentista para exames regulares.

5. Evite alimentos muito ácidos ou picantes – Estes alimentos são associados com úlceras aftosas, por isso, você deve limitar a sua ingestão. Chocolate e nozes também favorecem ao aparecimento das aftas.

Recomendações

Como evitar aftas na boca e tratar

As aftas podem ocorrer em pessoas de todas as idades em vários estágios de vida e na maioria dos casos, até mesmo desaparecer por conta própria depois de uma semana ou duas. No entanto, há uma série de recomendações para acelerar sua cura:

  • Faça o seu próprio enxaguante caseiro com água, sal e bicarbonato e gargareje de 3 a 5 vezes ao dia.
  • Misture a água com peróxido de hidrogênio (água oxigenada), coloque o líquido em um algodão e aplique na ferida.
  • Manter uma higiene oral adequada durante todo o dia
  • Evite alimentos picantes, ácidos, muito quentes ou condimentados, pois podem causar dor.

Se as aftas continuarem recorrentes apesar de você seguir o que foi recomendado aqui ou demorarem muito para cicatrizar, aconselho que você consulte algum médico para avaliar seu caso e evitar futuras complicações em sua saúde – ainda mais se levarmos em conta que isso possa ser um sinal de você ter uma doença auto-imune.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.