Concurso Público, Destaques

Como estudar para concurso público

Foto: Pixabay

Saber como estudar para concurso público parece um grande mistério guardado como um dos tesouros mais raros do universo. No entanto, o tal segredo está no planejamento e organização do estudante. Apesar de parecer tão simples, a rotina diária pode complicar um pouco a execução das atividades e até mesmo interferir no desempenho nos exames. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar a sua preparação para os concursos. Confira:

Plano de estudo

Um plano de estudo auxilia o estudante a focar naquilo que é realmente importante. Mas, como fazer um plano de estudo para concurso público? Comece anotando todos os seus horários e verifique quais são os dias e horários disponíveis para incluir um período para estudar.

Por exemplo: talvez você note que todos os dias entre 19h e 21h não possui nenhuma atividade indispensável e esse tempo pode ser utilizado para absorver novos conhecimentos, revisar conteúdos, etc. Adquirir esse hábito é fundamental para o concurseiro garantir a sua preparação para os exames que deseja participar.

Tenha um local de estudos organizado

Os seres humanos também costumam reagir conforme o ambiente em que estão. Por isso, manter a concentração em um espaço desorganizado e cheio de distrações pode ser realmente complicado. Opte por locais silenciosos e calmos. Evite transportar muitos livros e materiais didáticos para esse local e tenha em mãos apenas o necessário para o conteúdo planejado para aquele dia. Não esqueça de manter os aparelhos eletrônicos desligados.

Quantas horas estudar para concurso público?

As pessoas acreditam que conseguir aprovação em um concurso depende de 24 horas de estudos, todos os dias. Realmente, a dedicação é importante e fará toda a diferença. Porém, não são poucos os casos de quem passa 10 ou 15 horas estudando e ainda assim não alcança os resultados esperados.

Isso acontece porque existe uma diferença entre horas de estudo e tempo de qualidade. Quando você passa duas horas realmente de dedicação é mais proveitoso do que ficar nove horas sem um real aproveitamento. Uma dica é utilizar técnicas que auxiliam nos estudos, como a pomodoro, flashcards, mapa mental, etc.

Utilize a tecnologia em seu benefício

Atualmente é muito mais fácil e prático utilizar a tecnologia em benefício dos estudos e da carreira. São videoaulas, materiais didáticos, contato com outros estudantes, dicas e aplicativos para concursos públicos que contribuem com a rotina de estudos. Sabendo usá-la, a tecnologia pode ser uma forte aliada na preparação para as provas.

Preparatório para concursos

Os cursos para concurso também auxiliam os concurseiros. Quem opta pelo preparatório pode contar com o auxílio de professores experientes, aulas dinâmicas, apostilas, auxílio para dúvidas, entre outros. O estudante também encontra curso para concurso EAD e presencial, o que facilita a adequação dos estudos à rotina de trabalho e demais atividades.

Como o investimento necessário pode ultrapassar o orçamento disponível, uma dica é optar pelas bolsas de estudo de preparatório para concurso, com descontos de até 70% de desconto nas mensalidades. Para isso, basta realizar uma inscrição gratuita no site do Educa Mais Brasil (veja aqui) e escolher a melhor opção de bolsa disponível para a sua região.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.