ColunasDicasWagner Santos

Como escolher a passagem aérea: econômica, executiva ou primeira classe!

Viajar de avião é parte da realidade de muitas pessoas no país. Segundo um levantamento da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), apenas em 2021 mais de 62,5 milhões de brasileiros foram aos aeroportos e utilizaram essa modalidade como transporte. 

Seja para quem vai a trabalho ou a passeio, além de desejar encontrar passagens aéreas em promoção relâmpago, os viajantes sempre esperam fazer uma viagem segura e confortável, principalmente para longas distâncias. Para isso, é essencial conhecer as classes de avião e as principais diferenças entre elas. 

De modo geral, existe a classe econômica, a classe executiva e a primeira classe. Em alguns casos, a diferença de valor pode não ser muito alta, fazendo com que valha a pena dar um upgrade na viagem para garantir uma experiência mais diferenciada no trajeto até o local de destino. 

As características de cada uma das classes variam conforme as companhias aéreas.

Classe econômica

A classe econômica é a mais conhecida e utilizada por ter os preços menores. Esse setor fica normalmente localizado a partir do meio até o final do avião e não apresenta nenhum tipo de privilégio, ou seja, é o serviço básico da aviação.

Em relação às poltronas, os passageiros conseguem obter uma reclinação mínima e pouco espaço para as pernas. Os assentos costumam ser bastante numerosos e bem próximos uns dos outros. 

Além disso, a refeição no avião também costuma ser simples e varia conforme a duração do voo. Em trajetos menores, por exemplo, são oferecidos lanches simples como biscoitos, sanduíches, sucos, cafés e refrigerantes. 

Já nos trajetos internacionais que costumam ter uma duração maior, as comissárias de bordo costumam oferecer refeições, podendo ser um café da manhã, almoço ou jantar. O acompanhamento varia entre sucos, refrigerantes, café, chás e até mesmo bebidas alcoólicas. 

Para proporcionar mais conforto aos passageiros, as companhias aéreas costumam oferecer fones de ouvido, cobertores e pequenas televisões para o entretenimento, transmitindo séries ou filmes. As poltronas também contam com entrada USB e tomada para carregar aparelhos. 

Classe executiva

Também conhecida como Business Class, a classe executiva foi desenvolvida pelas companhias aéreas para proporcionar mais comodidade aos passageiros que costumam viajar a negócios.

As poltronas costumam ser mais confortáveis e vir acompanhadas com travesseiros maiores. Além disso, podem ser oferecidos uma televisão maior que classe econômica, edredom e uma necessaire com produtos de higiene pessoal. Algumas companhias aéreas podem também disponibilizar pijamas em viagens mais longas. 

As refeições também ganham um upgrade e um cardápio mais completo. Geralmente, os passageiros recebem um menu com algumas opções principais, além de entrada e sobremesa. As bebidas costumam ser mais diversificadas do que a da classe anterior, com espumantes, vinhos, whisky, refrigerantes, sucos e outras. 

Por esses motivos, a classe executiva costuma apresentar valores maiores que a classe econômica. Nesse setor, os passageiros possuem um salão especial nos aeroportos, em que é possível realizar refeições enquanto esperam para embarcar. Em alguns locais, também é possível encontrar banheiros com chuveiros para tomar banho antes ou após o voo.

Primeira classe 

Para quem prefere conforto e luxo ao viajar de avião, a primeira classe é a opção mais adequada. Os preços costumam ser, em média, cinco vezes maiores que os da classe econômica, mas compensam devido aos benefícios que essa parte do avião oferece aos passageiros. 

Enquanto na executiva os viajantes encontram o conforto, nessa categoria a qualidade se junta à privacidade e proporciona uma experiência diferenciada. Em alguns voos, há verdadeiros quartos, com uma poltrona grande, similar a uma cama. 

As televisões costumam ter alta definição e as refeições oferecidas são preparadas por chefs. Em algumas companhias aéreas, os passageiros ganham ainda kits de higiene completos com toalhas, chinelos, pijamas, perfume e produtos similares ao da classe executiva. 

Esse setor é geralmente localizado na parte da frente do avião, em um espaço privativo. Antes de embarcar, os viajantes da primeira classe podem ficar em salas VIP, com direito a cardápio de refeições à la carte e bebidas sofisticadas, dependendo da companhia aérea. Além disso, é normal que muitos passageiros sejam levados até esse espaço em carros de luxo, reforçando a experiência.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.