Curiosidades

Como a decoração do seu quarto interfere no seu sono

Foto: Divulgação

O quarto é o lugar onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo quando estão em casa, seja lendo um livro, assistindo à TV, estudando ou simplesmente dormindo para recuperar as energias antes de um novo dia de trabalho.

Contudo, parece que muitas pessoas ainda não perceberam que a decoração e outros detalhes presentes no ambiente podem influenciar de maneira direta na qualidade das suas noites de sono. Confira!

Cores e iluminação

Já foi cientificamente comprovado que as cores possuem forte impacto psicológico nos seres humanos. Mais do que simples elementos visuais, elas transmitem as mais diversas sensações. Ao decorar o seu quarto, é importante pensar nisso.

Se você é uma pessoa agitada ou tem dificuldade para pegar no sono, o excesso de cores vibrantes na decoração do quarto pode ser um problema. Por isso, sempre prefira tons mais discretos e cores em tons pastéis, criando uma atmosfera mais neutra e suave, propícia para relaxar após o estresse do dia a dia.

A iluminação, embora possa variar de acordo com as preferências de cada um, deve ser equilibrada. Lâmpadas que podem ser reguladas para mais ou menos intensidade da luz são boas escolhas. Também é possível utilizar luminárias e abajures para conseguir um ambiente meia luz.

Cama confortável

É praticamente impossível dormir bem se sua cama não for confortável e adequada às suas necessidades, seja ela de solteiro ou casal, do tipo box ou tradicional. O mesmo vale para os travesseiros; embora cada um tenha suas preferências, o melhor é evitar os excessos, como as almofadas muito altas ou muito duras, para evitar desconforto e dores no pescoço.

O colchão é outro item indispensável na hora de avaliar o conforto das suas horas de sono, afinal, cada tipo possui características específicas.

  • Os de mola: são mais recomendados para pessoas que dormem de lado, afinal, elas não permitem que a superfície da cama fique marcada ou deformada. Pessoas acima do peso também podem se beneficiar do suporte oferecido por esse item, que também é bastante confortável.
  • Modelos de espuma: os mais indicados para pessoas que sofrem de algum problema postural ou muscular são muito aconchegantes, pois acabam se modulando gradativamente ao corpo do indivíduo.
  • Modelos feitos de látex: são mais firmes e moldam-se menos ao corpo em comparação com os de espuma, mas não deixam de ser confortáveis. A durabilidade desse tipo também é muito boa.

Organização e limpeza

A bagunça e a falta de ordem no ambiente doméstico pode ter consequências negativas para a sua saúde, sendo capaz de atrapalhar seu sono. A bagunça causa sensação de estresse e pode até mesmo gerar certa ansiedade, enquanto um quarto organizado causa bem-estar e é mil vezes mais cômodo e convidativo para as horas de descanso.

Além disso, a limpeza contribui para deixar aromas agradáveis no cômodo, o que também provoca sensações de bem-estar e nos ajuda a relaxar após um dia cansativo. Contudo, o ideal é não utilizar produtos e aromatizantes com cheiro muito forte, a fim de evitar dores de cabeça ou até mesmo irritação das narinas.

Uma dica interessante e que pode ajudar muito na organização não só do quarto, mas da casa toda é a contratação da solução de guarda móveis. Com a solução de guarda móveis, você pode guardar seus pertences que estavam acumulados no seu quarto com qualidade e segurança.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.