ColunasWagner Santos

Como Criar Um Blog De Viagens Em 2022?

Viajar mundo afora é uma paixão – ou sonho – para todos, e se você compartilha desse feeling e leva uma vida cosmopolita, criar um blog de viagens pode ser um grande projeto para sua vida.

Muitas pessoas querem, mas não têm a coragem para se aventurar, ou estão fazendo as contas para armar uma viagem no fim do ano, pois as coisas estão apertadas e querem se planejar bem. Para este público, que é gigantesco, ter um blog referência, que compartilha dicas, fotos e experiência é muito inspirador e motivador.

Por isso, abordaremos as vantagens e oportunidades de se ter um blog, bem como dicas de conteúdo para você criar enquanto vive sua vida do jeito mais aventureiro possível.

Veja também: Aprenda como criar um site gratuito para o seu negócio! 

Por que criar um blog de viagens?

Além de inspirar e mexer com os sonhos das pessoas, – o que já pode ser motivo suficiente para tomar esta iniciativa – criar um blog de viagens pode aumentar suas oportunidades de viajar, te fazer aproveitar melhor os lugares que visita e até mudar a sua profissão.

Um passo de cada vez, vamos explicar essas três grandes mudanças que um blog de viagens pode promover, a começar pelas maiores oportunidades de viagem.

Blog de viagens faz você viajar mais

Ao criar conteúdo em um blog e falar bem a linguagem de um público, você atrairá uma audiência fiel, que virá para seu espaço para conhecer dicas, locais e saber mais sobre suas histórias. Ou seja, você se tornará um(a) influencer, podendo convencer pessoas de que elas se beneficiarão em suas viagens caso comprem produtos específicos, visitem certos locais e sigam suas dicas.

Assim, você pode disponibilizar links em seu blog para que seus leitores comprem tais produtos “com você”. Este movimento se chama marketing de afiliados. Nele, você indicará produtos para seus leitores e ganhará comissões caso uma compra seja realizada pelo seu link.

Existem vários programas de afiliados específicos para turismo. Encontre aqueles que mais parecem benéficos e mais adequados ao seu estilo de viagem para você poder oferecer dicas relevantes para o seu público.

Lembre-se: com a posição de influencer, vem também a responsabilidade de indicar bons produtos. Por isso, conheça bem o que for indicar e tenha empatia pelo seu cliente, fazendo ofertas úteis e promissoras.

O marketing de afiliados irá monetizar seu blog, te oferecendo a oportunidade de ganhar (ainda mais) dinheiro com viagens. Se você também estiver criando conteúdo nas redes sociais, use-as para promovê-lo, e vice-versa.

Blog de viagens te faz aproveitar melhor suas viagens

Quando ensinamos e compartilhamos conteúdo, estudamos mais sobre o local e as dicas que iremos dar. Na prática, temos a tendência de ser mais responsáveis quando vamos indicar algo para outra pessoa do que quando usamos para nós mesmos. 

Por isso, ao preparar um roteiro de vídeo para seu blog ou a pauta de um post, você irá aprender sobre localizações, talvez até mais do que fazendo uma viagem.  Você até mesmo poderá criar conteúdo sobre locais que nunca visitou, mas pretende ir.

Quando estiver lá, retornando novamente ou pela primeira vez, você saberá muito mais sobre o local e irá enxergar a viagem com outros olhos.

Blogs podem mudar sua profissão

Fazer um site como um blog é uma tendência para várias áreas que não só o turismo. Através dele, podemos conquistar um público muito maior do que conseguiríamos em nossas profissões originais, sem contar que com um blog podemos trabalhar com o que amamos.

Assim, aplicando mais e mais estratégias de empreendedorismo online para crescer nosso blog, podemos nos deparar com o impasse: continuar com o blog como um hobby que dá algum dinheiro, ou nos dedicarmos 100% a ele porque é mais divertido e vantajoso?

Se você também sonha em trabalhar com o que ama, neste caso as viagens, um blog pode ser a oportunidade perfeita de mudar de vida.

Como criar conteúdo para blogs de viagem?

Assim como quando criamos uma marca, criar um blog exige que nos direcionamos a um grupo específico; uma espécie de “cliente” ideal, mas que nos referimos a eles por “leitores”.

Os leitores podem gostar de viagens por diferentes razões: motivação histórica, visita de paisagens diferentes, interesse em uma cultura específica, etc. Por isso, você deve identificar qual é a sua motivação para viajar e porque irá escrever sobre este tópico.

O mais recomendado é que você crie um blog com posts que reflitam as suas motivações para gostar de viagens. Assim você será mais convincente, autêntico e real no que estará fazendo.

Se você irá criar um blog específico sobre a cultura norte americana e falar sobre as curiosidades do baseball, dos hambúrgueres e das diferenças legislativas de cada estado; ou se fará posts focados nas paisagens centenárias/milenárias europeias, com ou sem dicas históricas, isso estará a seu critério. Depende do que te motiva a viajar.

Porém, não é impossível criar um blog para compartilhar informações que achamos relevantes, mas que não são exatamente nosso foco. Por exemplo, explorar museus, arte e a cultura histórica da região. Basta estudar bastante e focar em um público que busque por essas informações.

Apesar de ser necessário que se defina um público-alvo, mesmo que você não dê tanta importância a certas informações – como dados geográficos, datas de feriados locais, etc. – se seu público se interessar e pedir por isso, vale a pena realizar alguns posts assim de vez em quando. Tudo isso sem fugir da sua linha, mas considerando a opinião e gostos de quem interage com você através de comentários nos posts ou nas redes sociais.

Assim você construirá uma rede de leitores fiéis e levará uma vida cada vez mais voltada a conhecer novos lugares e inspirar pessoas a fazer o mesmo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil Navegação Ecológica com Google Maps A Arte da Atuação e a Busca pela Perfeição Novo iPad Air Pode Herdar Tela Mini LED do iPad Pro Samsung Oferece Canais sem Custo.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.