Como FazerDestaquesEconomia

Como consultar meu CPF online e grátis?

Ao consultar o CPF, você descobre se há restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral

Consultar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Você lembra quando foi a última vez que verificou a situação do seu documento? Saber se existem pendências no seu CPF é muito importante para regularizá-lo o mais rápido possível e manter suas finanças em dia.

Afinal, o documento pode estar até irregular, inativo ou suspenso na Receita Federal. Além disso, o CPF pode estar também negativado em birôs de crédito, como a Serasa, por conta de dívidas que não foram quitadas. O famoso “nome sujo”, que cerca de 63 milhões de brasileiros inadimplentes possuem, segundo dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa.

Quer saber como consultar CPF de forma prática e rápida? Continue a leitura!

Consultar CPF grátis: como posso fazer?

Tem dúvidas sobre como consultar situação do CPF grátis? Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

Baixe o app da Serasa

Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.

Cadastre-se

Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem pagar nada.

Consulte seu CPF

Pronto! Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

Além do app Serasa, você pode fazer a consulta do seu CPF de outras formas. Confira:

  • Site Serasa
  • Via Carta
  • Por procuração

Acesse o site da Serasa para consultar seu CPF

  • Acesse o site da Serasa e clique em Consultar CPF grátis.
  • Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
  • Clique em Meu CPF e faça a consulta. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

Além de acessar via Internet, você pode consultar

Via carta

A carta poderá ser escrita a mão ou impressa e deverá conter:

  • Número do seu CPF e RG com cópia simples dos dois documentos;
  • Sua assinatura com firma reconhecida em cartório, específica ao negócio da Serasa;
  • Endereço completo para resposta. A carta deve ser enviada para:

Serasa Consumidor Av. Doutor Heitor José Reali, 360. CEP: 13571-385 – São Carlos/SP. Importante: apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta, que é gratuita.

Via procuração

O procurador deve enviar os seguintes documentos para a Serasa Experian:

  • Procuração (original ou cópia autenticada) assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório e específica ao negócio da Serasa (consulte os tipos aceitos em nossa FAQ). Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta;
  • Cópia simples da procuração (ficará retida na verificação);
  • Documento original do procurador: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Endereço: Av. Dr. Heitor José Reali, 360 – São Carlos-SP – CEP 13571-385.

É possível consultar por nome?

Por questão de segurança, só há duas formas de consultar o CPF pelo nome completo da pessoa.

Empresas que possuem convênio com birôs de crédito (exemplo: SPC, Serasa, Boa Vista, e outros) podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito.

Um consumidor só pode fazer a busca CPF de outro se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. E para isso, terá que ir a uma agência da Receita Federal. Não dá para fazer pela Internet.

Se você tiver os números do CPF, você consegue confirmar a informação no site da Receita Federal sem pagar nada. Mas será preciso ter também a data de nascimento do titular do CPF.

Como consultar o CPF de outra pessoa?

Se você precisa consultar a saúde financeira de outra pessoa, é possível fazer isso nas agências dos Correios, com o Você Consulta Pessoas. O serviço permite que você fique sabendo sobre dívidas, cheques sem fundo e outras restrições que a pessoa tenha. Para isso, você precisará dos números do CPF que será consultado e dos seus documentos.

Qual é a relação entre o CPF e a minha vida financeira?

É por meio do CPF que informações relevantes sobre sua vida financeira são registradas, como dívidas, protestos, pagamentos, ações judiciais e outros. Por isso, seu CPF e as informações atreladas a ele são a principal fonte de consulta das empresas quando você solicita crédito no mercado ou pretende fazer um negócio.

E mais: a situação do seu CPF pode influenciar diretamente sua vida financeira na hora de buscar crédito no mercado. Fique de olho e mantenha sua documentação regularizada. Pesquisar CPF é mais comum do que imaginamos.

Consultar CPF negativado é importante?

Consultar nome sujo é sim muito importante, até para ter certeza se o CPF está mesmo negativado ou não. Com essa informação em mãos, é possível ir atrás de regularizar a situação e voltar a ter o nome limpo, com seu CPF em dia.

Quando você consulta situação CPF, você está dando o primeiro passo para retomar as rédeas da sua vida financeira. E consegue, inclusive, negociar suas dívidas com o Serasa Limpa Nome e ver seu CPF voltar a ficar regularizado muito rapidamente, em cerca de 7 dias.

Por que consultar o CPF?

  • Para acompanhar débitos em seu nome, identificar a empresa credora e os valores devidos.
  • Programar seu orçamento para negociar suas dívidas e colocar a vida financeira em dia.
  • Identificar consultas realizadas em seu nome e reduzir as chances de fraude pelo uso indevido dos seus dados e documentos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.