Notícias

Como atualizar o CadÚnico e fazer o pré-cadastro pelo celular

Cadastro Único é a porta de entrada da população aos principais programas sociais do governo como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e Criança Feliz

O Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social: a ampliação de serviços no aplicativo do governo federal, o CadÚnico. A partir de agora, os cidadãos interessados vão poder fazer um pré-cadastro na plataforma, o que vai diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, e atualização de dados cadastrais pelo celular.

O novo aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, que juntos já somaram quase 220 mil downloads. O Cadastro Único é a porta de entrada da população aos principais programas sociais do governo como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, por exemplo.

E como fazer o pré-cadastro no CadÚnico? O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br, que concentra uma série de serviços do governo federal. Ao acessar o site (www.gov.br) basta informar CPF e preencher as informações que serão solicitadas. Após esse cadastro é possível acessar o aplicativo do CadÚnico e realizar o pré-cadastro.

Depois desse passo, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração. Além do aplicativo, o pré-cadastro e as demais funcionalidades também podem ser acessados por meio da versão web no endereço online.

Quem já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa é uma opção que permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família. Se nada mudou, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.

O aplicativo ou a versão web também permite consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral. Também serão exibidos os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.

Aplicativo CadÚnico

O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro:

  • Disponível para Android na Google Play: aqui
  • Disponível para iPhone na App Store: aqui

Como criar conta em Gov.br

1 – O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal pelo endereço www.gov.br. Depois, clique em ‘Entrar’ na lateral superior direita.

2 – Em seguida, digite o seu CPF e clique em ‘Continuar’.

3 – Na próxima tela, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique novamente em ‘Continuar’.

4 – Em seguida, o usuário pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um dos bancos listados ou ‘Tentar de outra forma’ caso prefira outro método.

5 – Caso clique em ‘Tentar de outra forma’, o próximo passo será responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, etc. No fim, clique em ‘Confirmar’.

6 – Após confirmar os seus dados pessoais, a página enviará um código de segurança para a conta de e-mail e o número de celular cadastrados no passo anterior.

7 Por fim, digite o código recebido e crie uma senha de acesso para o Gov.br.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.