Comércio varejista do RN cresce acima da média nacional

setembro 11, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Comércio varejista do RN cresce acima da média nacional

O volume de vendas do comércio varejista potiguar cresceu 6,2% em julho deste ano. O resultado superou a média do Brasil (5,2%) no mês. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

A maioria das unidades da federação apresentou crescimento no volume de vendas em julho em relação ao mês anterior, o que se verificou em 21 das 27 Unidades da Federação. Do total, 13 unidades cresceram mais que a média do Brasil.

Em comparação com o mesmo período de 2019, entretanto, as vendas do varejo permanecem negativas no Rio Grande do Norte. No acumulado de janeiro a julho, o resultado de 2020 também é inferior ao mesmo período de 2019.

Em relação a julho de 2019, o volume de vendas de julho de 2020 teve uma variação negativa de 2,6%. Essa foi uma das três maiores retrações do Brasil ao lado da Bahia (- 2,7%) e de Sergipe (- 3,9%).

Comércio varejista do RN cresce acima da média nacional

Varejo ampliado

O comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte também cresceu mais que a média nacional: 9,5% em julho em comparação a junho. A média brasileira foi de 7,2%. O volume de vendas variou positivamente em 25 das 27 unidades da federação. Além do varejo, o comércio varejista ampliado é composto pelos segmentos de material de construção e “veículos e motocicletas, partes e peças”.