Economia

Comércio deverá ter aumento, proporcionando ofertas de empregos temporários neste fim de ano

Festa natalina se aproximando e as pessoas começam a procurar presentes e enfeites para suas casas. Isso resulta na alta de vendas para o comércio. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o comércio varejista de todo o país poderá ter aumento neste ano entre 4% e 5,5%. Em consequência disso, a demanda para trabalho temporário deste final de ano deverá aumentar.

Em relação a 2016, essa previsão é um crescimento de 5,5% nas contratações, além de um acréscimo de 7% no salário médio (R$ 1,2 mil). Ainda segundo a Alshop, a estimativa para os meses de novembro e dezembro é que sejam gerados cerca de 115 mil empregos temporários – dessas vagas, de 60 a 70 mil se concentram no comércio e 10 mil no segmento de serviços. A maior parte dessas vagas estarão concentradas nos shopping centers, de acordo com a Associação.

A ideia é que desse número, ao menos, 25 e 27% consigam contrato permanente no emprego. Uma quantidade bem maior que em 2016. O ano passado, apenas 15% conseguiram permanecer no trabalho depois que o contrato temporário reincidiu.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, observou que as contratações pela Lei 13.429/2017, do trabalho temporário, aumentam a expectativa de admissões. “Antes, não poderíamos contratar temporários por horas determinadas, como em horários de pico. Agora, teremos uma situação bem melhor”, afirmou.

Em vista da mudança, os empregadores começaram a terem mais estimulo para realizar contratações para suas empresas, apontou o economista Marcelo Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo. “Além daquela modalidade do contrato de temporários, tem outras modalidades de contrato que podem ser utilizadas também para reforçar o quadro de funcionários no final do ano, como o contrato intermitente que pode ser por algumas horas por dia, ou alguns dias por semana”, observou.

Além das contratações, os comerciantes veem o abono salarial – extra que os trabalhadores recebem, geralmente ao final do ano, como PIS/Pasep e décimo terceiro salário -, como uma oportunidade para aumentar ainda mais suas vendas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo