Brasil

Comemora-se hoje o Dia do Médico Veterinário

Foto: Divulgação

Hoje, as novas especializações da Medicina Veterinária têm proporcionado maior qualidade de vida para os pacientes de quatro patas. Métodos terapêuticos como acupuntura, florais e reike também são algumas das opções que costumam ser usados em conjunto com a medicina convencional e estão conquistando os donos e seus bichinhos.

Apesar dos benefícios que as técnicas alternativas oferecem, é necessário avaliar se elas podem realmente substituir o tratamento convencional. Caso um dono de pet necessite de um profissional mais capacitado e que atue em uma área totalmente focada nos problemas de saúde que possam vir a surgir na vida de seus bichinhos é necessário buscar um médico veterinário especialista. É ele, que vai indicar os tratamentos e procedimentos para a recuperação de animais com enfermidades das mais variadas.

O dentista para cães e gatos, que também é um médico veterinário, é um desses especialistas que representa um papel de muita importância na vida dos animais. A região oral dos bichinhos é uma das principais causadoras de problemas e doenças, por isso, necessita de atenção especial. “A medicina veterinária vem acompanhando a humana.  Hoje, os animais também estão tendo uma expectativa de vida bem maior e, em paralelo a isso, a população tem se tornado mais esclarecida. Com essa demanda, cresce a necessidade dos profissionais aprofundarem os seus conhecimentos em áreas especificas e uma delas é a odontologia”, assegurou Marcos Nogueira, que atua há 17 anos como médico veterinário especialista em odontologia animal.

O mercado direcionado ao mundo dos pets ganha cada vez mais profissionais nesse segmento. Marcos acredita que o aumento de especializações no ramo animal tem contribuído para o crescimento da profissão. “Antigamente, um veterinário tentava fazer de tudo. Hoje, podemos focar em algumas especializações e desenvolver um trabalho de melhor qualidade e obter mais sucesso durante os tratamentos”, destaca. Marcos acredita que os clínicos são os atores principais nos cuidados com os bichinhos. “Eu aprendi na faculdade, que o trabalho clinico é soberano. Nosso trabalho é um complemento, onde um apoia o outro”, conclui.

Uma curiosidade: Hoje (09.09), é comemorado o Dia Do Médico Veterinário. Profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam eles, de estimação ou selvagens. E que também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por eles, para os seres humanos. O dia comemora-se hoje porque foi nessa data, em 1933, que Getúlio Vargas, assinava a Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.