Notícias

Com UPAs lotadas, SMS orienta população de Natal a procurar unidades básicas

Para o secretário de saúde, a situação é agravada porque (segundo ele) Natal recebe pacientes de outras cidades

Com o aumento da demanda por unidades de pronto atendimento (UPA) em Natal, para atender pessoas com sintomas gripais, o serviço de saúde municipal vai ampliar o horário de funcionamento de 10 unidades básicas de saúde da capital.

Segundo o secretário George Antunes, a medida tem o objetivo de descentralizar os atendimentos nas UPAs da cidade e diminuir a fila de espera. Nessa segunda-feira (27), as quatro unidades estavam superlotadas, com horas de espera por atendimento.

Estamos ampliando o atendimento. Estamos puxando para as UBS os pacientees com quadros mais leves. Precisamos descentralizar o atendimento“, esclareceu Antunes em entrevista à TV Tropical.

Foram compartilhadas nas redes sociais fotos e vídeos das unidades de Pajuçara, Cidade da Esperança e Satélite completamente lotadas – maior parte dos pacientes apresentam sintomas gripais que podem ser em decorrência do novo surto de Influenza (h3n2). Para piorar a situação, na UPA Satélite, por exemplo, os profissionais de enfermagem estão adoecendo e é considerável o número de baixas no serviço tanto pelas infecções quanto pela própria sobrecarga de trabalho que prejudica à saúde.

O que diz a SMS

Para Antunes, a situação na capital é agravada porque, segundo ele, a cidade recebe pacientes de outras cidades. Ele mencionou o fechamento do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Os municípios vizinhos também devem criar estruturas de atendimento à população. Temos outro problema, com o fechamento de Walfredo Gurgel, que tecnicamente não condeno. O tempo não está correto. Todos os pacientes que passaram lá foram na nossa UPA. A gente de Natal, de novo, precisa atender esses pacientes”, reclamou.

Sobre a necessidade de internação, o secretário relata que os hospitais da cidade não estão lotados e comenta o que pode ter impulsionado a “explosão” dos casos de gripe. “Poucos pacientes precisam ser internados. Nossos hospitais não estão lotados, porque doenças gripais são um hábito em nossas vidas. Temos essa epidemia todos os anos. Este ano é mais importante porque por um lado a população não está vacinada e por outro lado, como é o fim do período de festas, essa epidemia de gripe vem com mais força, falando em volume”, acrescentou.

George Antunes também alertou que as pessoas devem seguir medidas de higiene para evitar infecções. “Pedimos que as pessoas continuem se protegendo com máscaras, evitem áreas de aglomeração. Estamos saindo do centro da epidemia. Estamos fazendo esse pedido. Também estamos pedindo a essas pessoas que procurem as unidades básicas para evitar aglomerações nas UPAs“, disse.

10 unidades básicas de saúde de Natal funcionam das 8h00 às 18h00. Veja as unidades com horário estendido:

Distrito Sanitário Norte I

  • UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N
  • UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul

Distrito Sanitário Norte II

  • UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi
  • UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação

Distrito Sanitário Leste

  • UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol
  • UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio

Distrito Sanitário Oeste

  • UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº
  • UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1

Distrito Sanitário Sul

  • UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira
  • UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.