Notícias

Com servidores da saúde adoecendo, processo de vacinação em Natal está mais lento

"Onde está o prefeito fujão? O negacionista da cloroquina", questionou o diretor do Sindsaúde/RN denunciando falta de profissionais e EPI’s nas unidades de saúde de Natal

O novo surto de Covid-19 e casos do vírus H3N2, um dos subtipos do vírus Influenza A, está causando um verdadeiro caos no sistema de saúde de Natal, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN – Sindsaúde/RN, Flávio Gomes.

Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, Flávio desabafou enquanto esperava ser testado para Covid-19 e não conseguiu atendimento. “Neste momento a cidade de Natal vive um caos com esse novo surto da Covid-19. São vários servidores com atestado, sobrecargas de trabalho, hospitais lotados, como por exemplo o segundo andar do Hospital Municipal. Pacientes descendo pra UTI. Enquanto isso, onde está a prefeitura do Natal? Onde está o prefeito fujão? O negacionista da cloroquina”, disse.

Assim como a maior parte da população, os servidores da saúde de Natal que estão adoecendo e sendo infectados nos seus locais de trabalho, também necessitam do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo informa o Sindsaúde. “Mas infelizmente, dada a precarização e a falta de profissionais e EPI’s nas unidades de saúde de Natal, os trabalhadores da saúde não estão conseguindo dar conta da superlotação e do aumento significativo de casos de síndrome gripal que atinge todo o estado”, disse a direção do sindicato em uma publicação no Instagram.

Ainda de acordo com o Sindsaúde, os servidores encontram-se “esgotados enfrentando há quase dois anos a pandemia da COVID-19, também se encontram ainda mais desmotivados com o trabalho. Uma vez que, além dos cortes indevidos que a Prefeitura de Natal aplica desde o ano passado em cima das gratificações dos servidores que estão afastados, também cortou na primeira semana de janeiro de 2022 a chamada gratificação covid, mesmo em meio a um novo surto de casos da doença no Brasil”.

Na última quarta-feira (19), havia denunciado a falta de Equipamentos de Proteção individual no Hospital Municipal, que até o momento ainda não foi normalizado. “A unidade também se encontra com três leitos de UTI bloqueados por falta de profissionais e sem perspectivas de quando Álvaro Dias vai convocar os aprovados no último concurso da saúde”, disse o Sindsaúde.

Processo de vacinação está mais lento

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota esclarecendo a lentidão no processo de vacinação na cidade e pedindo “compreensão da população em relação ao processo de vacinação que está mais lento em virtude de vários profissionais estarem de atestado médico”.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria  Municipal de  Natal pede a compreensão da população em relação ao processo de vacinação que está mais lento em virtude de vários profissionais estarem de atestado médico. Nossos heróis são humanos e também adoecem. 

A Prefeitura do Natal tem feito todo esforço para repor essa mão de obra, mesmo diante da escassez de recursos financeiros, e conta com a compreensão da população nesse momento.

A SMS Natal orienta que caso você compareça a uma Unidade Básica de Saúde, e naquele momento haja falta de profissional, se dirija a uma UBS mais próxima ou a algum ponto extra de vacinação.

Neste sábado, os pontos de pedestres do Via Direta funcionam das 9h às 21h e do Nélio Dias das 8h às 16h, ambos com vacinação de pedestre.

A vacinação infantil acontece neste fim de semana no Midway e Partage Norte Shopping.

Além disso, ao sentir dor após a vacina é essencial buscar um médico.

No site https://vacina.natal.rn.gov.br/ tem todas informações e horários de vacinação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.