DestaquesNatal

Com servidores da saúde adoecendo, processo de vacinação em Natal está mais lento

"Onde está o prefeito fujão? O negacionista da cloroquina", questionou o diretor do Sindsaúde/RN denunciando falta de profissionais e EPI’s nas unidades de saúde de Natal

O novo surto de Covid-19 e casos do vírus H3N2, um dos subtipos do vírus Influenza A, está causando um verdadeiro caos no sistema de saúde de Natal, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN – Sindsaúde/RN, Flávio Gomes.

Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, Flávio desabafou enquanto esperava ser testado para Covid-19 e não conseguiu atendimento. “Neste momento a cidade de Natal vive um caos com esse novo surto da Covid-19. São vários servidores com atestado, sobrecargas de trabalho, hospitais lotados, como por exemplo o segundo andar do Hospital Municipal. Pacientes descendo pra UTI. Enquanto isso, onde está a prefeitura do Natal? Onde está o prefeito fujão? O negacionista da cloroquina”, disse.

Assim como a maior parte da população, os servidores da saúde de Natal que estão adoecendo e sendo infectados nos seus locais de trabalho, também necessitam do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo informa o Sindsaúde. “Mas infelizmente, dada a precarização e a falta de profissionais e EPI’s nas unidades de saúde de Natal, os trabalhadores da saúde não estão conseguindo dar conta da superlotação e do aumento significativo de casos de síndrome gripal que atinge todo o estado”, disse a direção do sindicato em uma publicação no Instagram.

Ainda de acordo com o Sindsaúde, os servidores encontram-se “esgotados enfrentando há quase dois anos a pandemia da COVID-19, também se encontram ainda mais desmotivados com o trabalho. Uma vez que, além dos cortes indevidos que a Prefeitura de Natal aplica desde o ano passado em cima das gratificações dos servidores que estão afastados, também cortou na primeira semana de janeiro de 2022 a chamada gratificação covid, mesmo em meio a um novo surto de casos da doença no Brasil”.

Na última quarta-feira (19), havia denunciado a falta de Equipamentos de Proteção individual no Hospital Municipal, que até o momento ainda não foi normalizado. “A unidade também se encontra com três leitos de UTI bloqueados por falta de profissionais e sem perspectivas de quando Álvaro Dias vai convocar os aprovados no último concurso da saúde”, disse o Sindsaúde.

Processo de vacinação está mais lento

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota esclarecendo a lentidão no processo de vacinação na cidade e pedindo “compreensão da população em relação ao processo de vacinação que está mais lento em virtude de vários profissionais estarem de atestado médico”.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria  Municipal de  Natal pede a compreensão da população em relação ao processo de vacinação que está mais lento em virtude de vários profissionais estarem de atestado médico. Nossos heróis são humanos e também adoecem. 

A Prefeitura do Natal tem feito todo esforço para repor essa mão de obra, mesmo diante da escassez de recursos financeiros, e conta com a compreensão da população nesse momento.

A SMS Natal orienta que caso você compareça a uma Unidade Básica de Saúde, e naquele momento haja falta de profissional, se dirija a uma UBS mais próxima ou a algum ponto extra de vacinação.

Neste sábado, os pontos de pedestres do Via Direta funcionam das 9h às 21h e do Nélio Dias das 8h às 16h, ambos com vacinação de pedestre.

A vacinação infantil acontece neste fim de semana no Midway e Partage Norte Shopping.

Além disso, ao sentir dor após a vacina é essencial buscar um médico.

No site https://vacina.natal.rn.gov.br/ tem todas informações e horários de vacinação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.