Notícias

Com salários atrasados, servidores já consideram paralisação no RN

As associações dos militares e sindicatos dos servidores do RN, após reunião com equipe do Governo do Estado, anunciaram a possibilidade de uma paralisação geral unificada para o dia 10 de novembro, caso os atrasos salariais continuem. A secretária Chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, após solicitação do Fórum dos Servidores, se comprometeu em agendar uma audiência com o governador Robinson Faria.

A reunião ocorreu em meio à mobilização dos militares e servidores que ocuparam a frente da Governadoria, durante terça-feira. Os praças policiais e bombeiros fizeram grande caminhada até o Centro Administrativo do RN, onde lá se juntaram às centenas de outros praças e oficiais, e somaram-se às demais categorias do serviço público. Unidos, realizaram a maior mobilização de servidores deste ano, com quase duas mil participações ao todo. O ato pleiteava a normalização dos pagamentos dos salários.

Na discussão, o Governo, por meio do secretário do Planejamento e das Finanças (Seplan), Gustavo Nogueira, relatou que está trabalhando para regularizar a situação por meio de outras alternativas, como o empréstimo. No entanto, foi enfático ao dizer que o empréstimo não traz esperança de salários em dia, considerando que o valor a ser utilizado não ultrapassaria os R$ 200 milhões – muito aquém de uma folha mensal de pagamento, que é de R$ 219 milhões.

servidores do rio grande do norte
Foto: Daísa Alves

“Queremos que o Governo nos apresente uma solução prática para colocar os salários em dia. Alguns servidores estão há sessenta dias sem remuneração. É uma questão de sobrevivência, de direito trabalhista, e que precisa ser regularizada”, pontua o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Militares do RN.

Demandas dos militares

Os representantes das associações dos militares estaduais reuniram-se com o Comandante Geral da PMRN, coronel Osmar de Oliveira, e a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, para tratar das mensagens e dos decretos que alteram a Lei de Promoção de Praças (LPP). O Comandante reconheceu o pleito levado sobre o Teste de Aptidão Física para o Curso de Formação de Sargentos e divergência em relação à LPP. Sobre este assunto, ficou agendada uma reunião para esta a sexta-feira (27) com as associações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.