Destaques, Futebol Potiguar

Com novo regulamento, Campeonato Potiguar começa nesta quarta-feira (9)

Campeonato Potiguar 2019

Na competição que abre a temporada de futebol no Rio Grande do Norte, oito equipes disputam o Campeonato Potiguar 2019. Além dos rivais ABC e América-RN, os outros participantes são Santa Cruz de Natal, Potiguar, Palmeira, Globo, Força e Luz e ASSU.

O ABC, maior campeão estadual do país com 55 títulos, busca o tetracampeonato consecutivo neste ano. O América, entretanto, quer acabar com a hegemonia de seu principal concorrente.

No ano passado, o ABC conquistou o tri estadual. Das 14 partidas disputadas, venceu 12, empatou uma e foi derrotado apenas uma vez. A campanha de 2018 ficou marcada por uma façanha dentro das quatro linhas. O Elefante da Frasqueira venceu os dois turnos da competição – fato que não acontecia desde 2000 – e não precisou sequer disputar finais para levantar a taça. Com um elenco completamente reformulado, o ABC também quer, no estadual, reconquistar a confiança da torcida, após não ter conseguido o acesso à Série B.

Então, em 2019, o ABC vai ter moleza no estadual? Nada disso! Campeão da Copa do Nordeste em 1998, o Mecão foi às compras e trouxe 15 reforços para o elenco.

ABC e América campeonato potiguar 2019

Também fundado em 1915, o Alvirrubro tem 35 títulos estaduais e costuma mandar seus jogos na Arena das Dunas, estádio construído para a Copa do Mundo de 2014, que tem capacidade para 31 mil torcedores. A Arena América, nova casa do Alvirrubro, pode ser palco de alguns jogos do time no estadual. Até o fim do ano passado, a diretoria do Mecão havia informado que mais de 95% das obras já estavam finalizadas. Inicialmente, o local deve ter capacidade para receber 5 mil torcedores.

Apesar disso, o torcedor tem pouco a comemorar, já que o América passa por um dos momentos mais difíceis de sua história centenária. No ano passado, terminou a temporada sem o título de nenhum dos turnos do estadual, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, desclassificado na pré-Copa do Nordeste, além da queda precoce na Série D – competição que disputará pela terceira vez seguida. Para fazer do novo ano um recomeço, a palavra de ordem da comissão técnica e dos atletas é trabalho.

Detalhes da competição

O Campeonato Potiguar é dividido em dois turnos e terá uma diferença no regulamento em comparação à 2018. O primeiro e o segundo turno terão finais entre os dois primeiros colocados. As finais serão em jogo único, com a vantagem do mando de campo para a equipe que terminar à frente na tabela. Os campeões dos dois turnos se enfrentam na decisão em jogos de ida e volta – se alguma equipe vencer os dois turnos, como aconteceu com o ABC no ano passado, será declarada campeã.

A competição começa nesta quarta-feira (9) com o duelo entre ABC e Globo, às oito horas da noite, horário local, no Frasqueirão. O América estreia nesta quinta (10) contra o Santa Cruz de Natal, também às oito da noite, horário local, na Arena das Dunas.

*Por Mariana Fraga / Agência do RadioMais

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.