Wagner Santos

Pode o Bitcoin exceder os $20K em novembro?

O Bitcoin continua a ser a mais popular e valiosa de todas as criptomoedas, e é um dos instrumentos financeiros mais em voga na atualidade. Contudo, o ano de 2022 tem sido muito complicado para os cripto-investidores. O valor do Bitcoin diminuiu de $48K (R$255K) em janeiro para cerca de $20K (R$106K) em novembro. O Bitcoin será capaz de recuperar? Ou será mesmo impossível prever o valor futuro de um dos instrumentos financeiros mais voláteis do mercado?

As causas da desvalorização do Bitcoin

Existem vários fatores macroeconômicos que contribuíram para a forte desvalorização do Bitcoin desde o início de 2022. Estes são aqueles que mais decisivamente afetaram o preço do Bitcoin:

1. Crescente inflação

Os Estados Unidos registaram uma taxa de inflação de 8.20% em 2022. Na Europa, a inflação se aproximou dos 10%, enquanto na Ásia ficou pelos 5.5%. Inflações econômicas tendem a desmotivar investidores e a fazer com que estes procurem se livrar dos instrumentos financeiros mais instáveis em seus portefólios—a começar pelo Bitcoin…

2. Crise geopolítica

guerra entre a Rússia e a Ucrânia veio agravar um clima macroeconômico que já era sensível à partida e esteve na origem (entre outros fatores) de uma crise de combustíveis sem precedentes no século XXI. Ainda que o Bitcoin não esteja diretamente associado a nenhum governo, crises geopolíticas também tendem a fazer com que os investidores se concentrem em instrumentos financeiros mais consolidados do que o Bitcoin (como ouro ou títulos públicos).

3. Crescentes taxas de juro

Para fazer face à crescente inflação, os grandes bancos centrais mundiais aumentaram suas taxas de juro. Os aumentos das taxas de juro inevitavelmente afetam o comportamento dos investidores, que ficam com menos acesso a capital para investimentos no mercado. A subida das taxas de juro teve um impacto forte no mercado na totalidade, afetando também o valor do Bitcoin.

4. Liquidez reduzida

Em 2020, uma multidão de investidores privados aumentou a liquidez dos mercados financeiros. Foi uma consequência da pandemia, altura em que muitos cidadãos tinham mais tempo livre (e poupanças) do que era habitual. Com o regresso à normalidade, os mercados financeiros têm menos liquidez do que antes, querendo isto dizer que não se encontram tão ativos como em 2020. Este fenômeno teve um impacto forte sobre o valor do Bitcoin e de outros instrumentos financeiros especulativos.

5. Dólar forte

Tendo em conta que 70% dos instrumentos financeiros Bitcoin são trocados face ao dólar, o dólar forte que se faz sentir em 2022 pode ter feito com que muitos investidores tenham desistido de comprar criptomoedas.

Outras maneiras de investir com Bitcoin

Os fatores que levaram à desvalorização do Bitcoin em 2022 não são exclusivos às criptomoedas, e se fazem sentir ao nível de toda a economia. Além do investimento tradicional na compra e venda de criptomoedas, também é possível investir em CFDs de Bitcoin através de plataformas de trading online como a easyMarkets. Ao contrário de ações tradicionais, os CFDs representam uma “aposta” sobre o valor de um determinado instrumento financeiro. Investidores de CFDs tendem a utilizar estratégias de investimento arriscadas com alavancagem, pelo que a compra e venda de CFDs não é recomendável para investidores inexperientes.

Podemos prever o futuro do Bitcoin a curto prazo?

O Bitcoin é um instrumento financeiro muito apreciado devido à sua alta volatilidade. Mas esta volatilidade também faz com que seja muito difícil criar ilações seguras acerca do futuro do Bitcoin a curto ou longo prazo. O consultor tecnológico Humphrey Yang, por exemplo, refere que o Bitcoin vai simplesmente continuar a ser altamente volátil, pelo que é praticamente impossível prever o seu desempenho ao longo do tempo.
Ainda assim, alguns especialistas continuam a fazer previsões sobre o valor futuro do Bitcoin. No Twitter, Peter Brandt (do Factor LLC) acredita que existe um padrão descendente na valorização do Bitcoin que pode ser indicativo de um futuro alarmante. O usuário KALEO partilha desta opinião, mas defende que o preço do Bitcoin nos próximos anos não deverá ir abaixo dos $16K ou acima dos $30K.

Tem Bitcoin? O que pode fazer?

Tem uma grande reserva de Bitcoin e não sabe o que fazer com ela? Humphrey Yang acredita que o difícil momento macroeconômico não é razão para entrar em pânico. Segundo o especialista financeiro, deve guardar as suas criptomoedas e tratá-las como qualquer outro investimento financeiro a longo prazo. Afinal, muitos economistas ainda acreditam que o Bitcoin poderá valer $100K no futuro!
Mas tenha cuidado: devido ao seu alto nível de volatilidade, as criptomoedas continuam a ser um instrumento financeiro que apresenta um grande risco. Yang defende por isso que as suas reservas de Bitcoin e outras criptomoedas nunca devem representar mais de 5% do seu portfólio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.