Wagner Santos

Pode o Bitcoin exceder os $20K em novembro?

O Bitcoin continua a ser a mais popular e valiosa de todas as criptomoedas, e é um dos instrumentos financeiros mais em voga na atualidade. Contudo, o ano de 2022 tem sido muito complicado para os cripto-investidores. O valor do Bitcoin diminuiu de $48K (R$255K) em janeiro para cerca de $20K (R$106K) em novembro. O Bitcoin será capaz de recuperar? Ou será mesmo impossível prever o valor futuro de um dos instrumentos financeiros mais voláteis do mercado?

As causas da desvalorização do Bitcoin

Existem vários fatores macroeconômicos que contribuíram para a forte desvalorização do Bitcoin desde o início de 2022. Estes são aqueles que mais decisivamente afetaram o preço do Bitcoin:

1. Crescente inflação

Os Estados Unidos registaram uma taxa de inflação de 8.20% em 2022. Na Europa, a inflação se aproximou dos 10%, enquanto na Ásia ficou pelos 5.5%. Inflações econômicas tendem a desmotivar investidores e a fazer com que estes procurem se livrar dos instrumentos financeiros mais instáveis em seus portefólios—a começar pelo Bitcoin…

2. Crise geopolítica

guerra entre a Rússia e a Ucrânia veio agravar um clima macroeconômico que já era sensível à partida e esteve na origem (entre outros fatores) de uma crise de combustíveis sem precedentes no século XXI. Ainda que o Bitcoin não esteja diretamente associado a nenhum governo, crises geopolíticas também tendem a fazer com que os investidores se concentrem em instrumentos financeiros mais consolidados do que o Bitcoin (como ouro ou títulos públicos).

3. Crescentes taxas de juro

Para fazer face à crescente inflação, os grandes bancos centrais mundiais aumentaram suas taxas de juro. Os aumentos das taxas de juro inevitavelmente afetam o comportamento dos investidores, que ficam com menos acesso a capital para investimentos no mercado. A subida das taxas de juro teve um impacto forte no mercado na totalidade, afetando também o valor do Bitcoin.

4. Liquidez reduzida

Em 2020, uma multidão de investidores privados aumentou a liquidez dos mercados financeiros. Foi uma consequência da pandemia, altura em que muitos cidadãos tinham mais tempo livre (e poupanças) do que era habitual. Com o regresso à normalidade, os mercados financeiros têm menos liquidez do que antes, querendo isto dizer que não se encontram tão ativos como em 2020. Este fenômeno teve um impacto forte sobre o valor do Bitcoin e de outros instrumentos financeiros especulativos.

5. Dólar forte

Tendo em conta que 70% dos instrumentos financeiros Bitcoin são trocados face ao dólar, o dólar forte que se faz sentir em 2022 pode ter feito com que muitos investidores tenham desistido de comprar criptomoedas.

Outras maneiras de investir com Bitcoin

Os fatores que levaram à desvalorização do Bitcoin em 2022 não são exclusivos às criptomoedas, e se fazem sentir ao nível de toda a economia. Além do investimento tradicional na compra e venda de criptomoedas, também é possível investir em CFDs de Bitcoin através de plataformas de trading online como a easyMarkets. Ao contrário de ações tradicionais, os CFDs representam uma “aposta” sobre o valor de um determinado instrumento financeiro. Investidores de CFDs tendem a utilizar estratégias de investimento arriscadas com alavancagem, pelo que a compra e venda de CFDs não é recomendável para investidores inexperientes.

Podemos prever o futuro do Bitcoin a curto prazo?

O Bitcoin é um instrumento financeiro muito apreciado devido à sua alta volatilidade. Mas esta volatilidade também faz com que seja muito difícil criar ilações seguras acerca do futuro do Bitcoin a curto ou longo prazo. O consultor tecnológico Humphrey Yang, por exemplo, refere que o Bitcoin vai simplesmente continuar a ser altamente volátil, pelo que é praticamente impossível prever o seu desempenho ao longo do tempo.
Ainda assim, alguns especialistas continuam a fazer previsões sobre o valor futuro do Bitcoin. No Twitter, Peter Brandt (do Factor LLC) acredita que existe um padrão descendente na valorização do Bitcoin que pode ser indicativo de um futuro alarmante. O usuário KALEO partilha desta opinião, mas defende que o preço do Bitcoin nos próximos anos não deverá ir abaixo dos $16K ou acima dos $30K.

Tem Bitcoin? O que pode fazer?

Tem uma grande reserva de Bitcoin e não sabe o que fazer com ela? Humphrey Yang acredita que o difícil momento macroeconômico não é razão para entrar em pânico. Segundo o especialista financeiro, deve guardar as suas criptomoedas e tratá-las como qualquer outro investimento financeiro a longo prazo. Afinal, muitos economistas ainda acreditam que o Bitcoin poderá valer $100K no futuro!
Mas tenha cuidado: devido ao seu alto nível de volatilidade, as criptomoedas continuam a ser um instrumento financeiro que apresenta um grande risco. Yang defende por isso que as suas reservas de Bitcoin e outras criptomoedas nunca devem representar mais de 5% do seu portfólio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.