Saber o que é segmento de clientes é essencial para quem possui uma base e precisa enriquecê-la.
Uma das maneiras de otimizar sua estratégia de vendas é criando segmentos de clientes.
Para se destacar no mercado, é extremamente importante conhecer bem os clientes. É nesse contexto que diversas empresas produzem segmentos de clientes, elaborando estratégias para ampliar as vendas e melhorar os resultados.
Um segmento de clientes, em geral, abrange diversas características importantes sobre o público consumidor focado pela empresa.
Isso possibilita, entre outros, oferecer um atendimento personalizado e ter um bom relacionamento com os clientes.
Siga a leitura e saiba a importância deste tipo de estratégia, além de saber como segmentar clientes em seu negócio.
O que é segmento de clientes?
O primeiro passo ao produzir um Modelo de Negócios é criar segmentos de clientes. Esta é uma fase muito importante para alcançar públicos mais específicos, procurando oferecer ofertas de valor mais assertivas.
Por exemplo, é possível fazer um grupo de clientes mulheres que residem na região de Contagem. Da mesma maneira é possível fazer segmentos baseados em necessidades, perfil demográfico, comportamentos, entre outros.
Por qual motivo segmentar clientes é importante?
Dentre as vantagens de segmentar clientes, está a chance de conhecer melhor cada perfil de clientes da sua empresa.
Com isso, a empresa pode oferecer um atendimento mais objetivo e eficiente, dado que já vai entender aspectos importantes do seu público ideal.
Ademais, é preciso compreender um grupo de consumidores para obter soluções mais personalizadas, sendo assim com maiores chances de êxito.
Não é à toa que segmentar clientes é uma atividade bastante associada aos bons resultados das equipes de Vendas e Marketing.
Além desses citados, há outras vantagens em criar segmentos de clientes, confira:
- Ampliar a quantidade de leads qualificados;
- Aprimorar o relacionamento com clientes;
- Identificar novas oportunidades de negócios;
- Achar pontos de melhorias em serviços e produtos;
- Aprimorar estratégias de customer success;
- Otimizar o orçamento de vendas e marketing;
- Reconhecer a melhor via de comunicação com os potenciais clientes;
- Obter dados sobre o consumidor.
Como definir segmento de clientes?
Há diversas possibilidades para segmentar o público alvo dentro de uma estratégia. Nesse contexto, os grupos podem ser feitos a partir de características em comum, podendo ser uma ou a união de diversos pontos.
Por exemplo, negócios B2C (Business to Consumer), cujo público alvo é o consumidor final, normalmente dividem os clientes com base em características comportamentais e demográficas, como profissão, gênero, hábitos, estado civil etc.
Em contrapartida, empresas B2B (Business to Business), do qual foco de negócios são outras empresas, segmentam os clientes a partir de aspectos como localização, número de funcionários, entre outros.
A seguir, iremos apresentar alguns dos principais tipos de segmentação de público alvo. Mas, saiba que fazer uma análise RFM é essencial.
Segmentação Geográfica
Normalmente as empresas realizam a segmentação dos clientes geograficamente, quando a localização do cliente é importante para a decisão de aquisição. Por exemplo, certa marca consegue direcionar propagandas a pessoas que residem em uma cidade específica.
Além da cidade, outros fatores são tipos de segmentação geográfica, por exemplo:
- Bairro;
- Estado;
- Região;
- País.
Segmentação Demográfica
Em uma segmentação demográfica, as empresas levam em consideração características importantes sobre as pessoas que consomem serviços ou produtos.
Alguns exemplos de dados demográficos:
- Gênero;
- Profissão;
- Idade;
- Formação;
- Estado Civil.
Na prática, uma loja que vende produtos de beleza pode optar por anunciar para o segmento de mulheres, com idade entre 20 e 40 anos.
Desta maneira, os profissionais de marketing vão conseguir direcionar campanhas mais objetivas para esse tipo de perfil.
Segmentação Psicográfica
Apesar de ser de natureza subjetiva, alguns dados psicográficos podem trazer resultados bastante assertivos. Por esse motivo, diversas empresas arriscam nesse tipo de separação.
A segmentação psicográfica de consumidores considera fatores como:
- Aspectos da personalidade;
- Crenças;
- Estilo de vida;
- Valores;
- Outros costumes de consumo.
Nesse sentido, um bom estudo sobre o público alvo pode ajudar a atingir pessoas mais alinhadas ao propósito, valores e missão de uma empresa, ou seja, que estão dentro desse segmento.
Segmentação comportamental
Analisar o comportamento do público alvo ajuda a reconhecer alguns padrões de consumo. Por exemplo, dá para prever que algum evento gere vendas para certo grupo de pessoas.
Ademais, dados comportamentais favorecem no momento de identificar como o cliente adquire e por quais motivos ele prefere um produto ou serviço e não outros.
Veja alguns exemplos de dados comportamentais:
- Preferências;
- Hábitos de consumo;
- Participações em eventos;
- Relações com empresas.
É claro que há outras maneiras de realizar a segmentação dos clientes. Tudo vai depender das características ideias de cada negócio.
Por esse motivo, é fundamental conhecer a persona e pensar quais clientes podem fazer parte do perfil de consumidor ideal.
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