A gestão de tráfego consiste em trazer mais audiência para o site, blog do seu escritorio de contabilidade. Mas também vale para redes sociais e e-commerce.
Essa audiência pode vir através de tráfego pago ou tráfego orgânico.
O tráfego pago é aquele em que você paga aos buscadores, como Google, para que eles te divulguem. Já o tráfego orgânico é aquele que você conquista através de conteúdos que sua persona está buscando.
As fontes de tráfego são:
- Tráfego pago – aquele em que você investe dinheiro para ser divulgado.
- Tráfego direto – é quando a pessoa chega até o seu site de forma direta e também é uma forma de tráfego orgânico.
- Tráfego social – aquele em que as pessoas chegam até o seu site através de links disponibilizados nas redes sociais.
- Tráfego de referência – é quando um visitante acessa seu site através de outro site que não sejam os motores de busca, como o Google.
Agora que você conhece as fontes de tráfego, veja como fazer a gestão de tráfego pago e orgânico, sendo que o ideal é combinar as suas estratégias, pois o tráfego pago traz retornos de curto prazo, enquanto o orgânico gera resultados a longo prazo.
Gestão de tráfego pago
Benefícios da gestão de tráfego
O ideal é combinar estratégias de tráfego pago e tráfego orgânico para o site.
Assim, através da gestão de tráfego pago é possível:
- Aumentar o ROI (Retorno sobre o investimento) combinando estratégias de tráfego pago e orgânico.
- Criar audiência qualificada – com o tráfego pago é possível segmentar o público e atrair a desejada.
- Melhora a reputação da marca – marcas que aparecem nas primeiras posições do Google e de outros buscadores são vistas como autoridade em seus nichos.
Como fazer Gestão de tráfego pago
O primeiro passo para fazer a gestão de tráfego pago é escolher quais serão os canais utilizados, que podem ser, por exemplo, o Google Ads, Facebook Ads, ou Instagram Ads, entre outros.
No entanto, essa escolha depende de alguns fatores, como o perfil dos usuários, o orçamento disponível e a experiência do produto ou serviço no mercado.
Além disso, para fazer a gestão de tráfego pago é preciso:
- Conhecer a audiência;
- Ter um planejamento;
- Definir e acompanhar as métricas;
- Contratar uma empresa de marketing digital.
Gestão de tráfego orgânico
Vimos que, em teoria, o tráfego orgânico não depende de investimento financeiro. Isso porque ele ocorre através da produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade para a sua persona.
Por exemplo, um empreendedor está com problemas de fluxo de caixa. Para tentar resolver essa situação, ele pesquisa no Google como melhorar o fluxo de caixa do negócio dele e encontra um artigo do seu escritorio de contabilidade sobre esse assunto. Portanto, você acabou de conquistar uma pessoa através de tráfego orgânico.
Benefícios da gestão de tráfego orgânico
Com a gestão de tráfego orgânico é possível:
- Custo-benefício – redução de custos da estratégia de marketing;
- Escalabilidade – Diferente dos anúncios que não são escaláveis, quanto mais acessos, menor o custo da estratégia.
- Relevância – Os anúncios são sinalizados e a audiência sabe que você pagou para estar ali. O que é diferente quando ela chega através de um conteúdo de valor.
- Duração – uma estratégia orgânica não tem duração.
- Construção de relacionamento – a estratégia orgânica é a mais indicada para estabelecer um relacionamento com sua audiência e conduzi-la através da jornada de compra.
Como fazer Gestão de tráfego orgânico
Já vimos como fazer tráfego pago, agora é hora de descobrir como fazer tráfego orgânico.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a base de todas as estratégias de marketing na internet. Ele consiste na produção de conteúdos de valor em diversos formatos para atrair a persona até seu site ou blog, por exemplo.
SEO
Para que a sua persona chegue até o seu site ou blog, seu conteúdo precisa ser encontrado, de preferência nas primeiras posições das páginas de resultados dos motores de busca, como o Google.
Sendo assim, utilizar técnicas de SEO no seu conteúdo é indispensável. No entanto, é uma estratégia que demanda esforço e leva tempo para gerar resultados que, por outro lado, são duradouros.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para gerar relacionamento com os visitantes do seu site ou blog. Além disso, ajuda a manter a audiência interessada através de conteúdos relevantes e atualizados.
Conclusão
Todo mundo deseja ser visto e com negócios não é diferente. Esse é um fato ainda mais relevante no contexto de internet onde a concorrência pela atenção do cliente é altíssima.
Independente de seu negócio ser apenas físico, como um escritório de contabilidade, ou já nascer digital, o fato é que todos precisam de clientes. Portanto, todos os negócios precisam de gestão de tráfego, seja ele pago ou orgânico.
Assim, com a gestão de tráfego, você atrai mais visitantes e através de conteúdos pode transformá-los em clientes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.