A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, e isso se deve, entre outros fatores, ao impactante processo de transformação digital pelo qual a sociedade está passando. Nesse momento, é importante prestar atenção no seu e-commerce ou até mesmo no seu negócio físico para saber o que pode ser feito para melhorar a experiência dos seus consumidores.
Facilitar a execução de diversas atividades é essencial para melhorar a satisfação do cliente e fazer com que a sua loja virtual se torne a preferência dele — e é aqui que o Voice Commerce aparece como uma ótima solução. Mas você sabe o que é isso?
Continue a leitura deste post e entenda como o Voice Commerce funciona e quais as vantagens que ele oferece ao seu negócio!
O que é Voice Commerce?
Você já deve ter usado a Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple, para pedir alguma coisa. “Alexa, assistir a um filme” ou “Siri, toque uma música”. Pois bem, essa tecnologia se estendeu ao e-commerce, e hoje temos o Voice Commerce, que nada mais é que uma ferramenta de busca e compra de serviços e/ou produtos digitais ativada por meio do comando de voz.
Nesse sentido, o usuário não precisa mais digitar o que ele precisa, basta falar que a Inteligência Artificial (IA) é acionada, o seu pedido é feito e a compra chega até o endereço cadastrado. É muita facilidade para tornar a experiência do cliente ainda melhor!
Como ele funciona?
De início, o cliente precisa iniciar a interação com a assistente virtual do seu smartphone ou dispositivo dedicado. Feito isso, é necessário informar o que deseja, ou seja, o que gostaria de comprar — nesse momento, é de suma importância que o e-commerce ou qualquer outro negócio físico disponibilize o serviço de Voice Commerce.
Então, o cliente só precisa dizer o que procura e aguardar o retorno das opções existentes para o seu pedido. Atualmente, existem os dispositivos com tela e sem tela. Nos dispositivos sem tela, as opções podem ser informadas de maneira verbal. Já nos dispositivos com tela, as opções podem ser exibidas em um display interno ou até mesmo por voz.
Quais as principais vantagens para os negócios?
A principal vantagem do Voice Commerce está ligada à melhora da experiência de compra para aumentar as conversões da empresa — ou seja, quando um potencial cliente se torna um cliente.
Ele permite oferecer aos consumidores mais agilidade e conveniência na hora do atendimento, possibilitando que os clientes tenham acesso aos produtos e demais informações a qualquer hora do dia, uma vez que tudo é automatizado.
Com isso, é possível aliviar a carga de trabalho dos atendentes, permitindo que eles não percam tempo com questões rotineiras e possam trabalhar focados nas dúvidas mais complexas dos consumidores.
Quais os principais desafios?
Embora ofereça muitas vantagens para o negócio, o Voice Commerce também tem seus desafios, principalmente quando falamos em segurança e limitações tecnológicas. Nesse caso, sabemos que o reconhecimento por voz pelos computadores é uma tecnologia que existe há um bom tempo, porém, a sua capacidade ainda não é 100%.
Por exemplo, sotaques carregados, fala em ambientes com muito ruídos e lotados e entonações incomuns ainda confundem a ferramenta e prejudicam a compreensão por parte da IA. Por outro lado, todos os anos, avanços tecnológicos são realizados com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais essa tecnologia e reduzir esse problema.
O reconhecimento por voz é uma tecnologia que auxilia na segurança desse tipo de ferramenta, no entanto, outras soluções estão sendo estudadas para diminuir os riscos de compras indevidas por terceiros.
O Voice Commerce ajudará a captar mais clientes para o seu negócio e fará com que a sua marca se torne a preferência dos seus clientes. Afinal, quanto mais facilidade o cliente sentir para realizar suas compras, mais oportunidades haverá dele voltar a comprar.
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