Um dos principais avanços tecnológicos recentes, a visão computacional confere à máquinas e computadores a capacidade de “enxergar”, por meio de diferentes ferramentas tecnológicas.
Sem dúvida, a visão computacional tem um importante papel na transformação digital, ajudando a incorporar processos digitais nos mais diferentes setores da economia, da saúde à agropecuária.
Mas, o que é visão computacional?
Mas, para entender o que é visão computacional, é preciso saber que, assim como outras tecnologias, ela também se apoia na inteligência artificial, conseguindo replicar determinadas funções da visão humana por meio de softwares e hardwares extremamente avançados de identificação, reconhecimento, detecção, reconstrução e restauração de imagens.
Ou seja, a visão computacional consegue interpretar o mundo visual, extraindo informações através de câmeras e sensores, e isso com o auxílio de duas tecnologias derivadas da inteligência artificial: machine learning e deep learning.
Como funciona a visão computacional
Primeiramente, vale saber que a visão humana não se resume à captação da luz refletida por objetos, ela envolve uma série de processos de identificação e interpretação dessa luz pelo cérebro.
E na visão computacional, câmeras e sensores fazem o papel dos olhos, que recebem as imagens e, por meio de algoritmos de inteligência artificial, extraem delas diferentes informações e as classificam.
Lembrando que a visão computacional se baseia nas tecnologias de machine learning e deep learning, que são alimentadas com atributos e, assim, aprendendo por meio da repetição de padrões.
É possível treinar o sistema, por exemplo, para detectar características comuns e poder diferenciar objetos, animais e pessoas.
Impactos da visão computacional na transformação digital
A visão computacional vem desempenhando um importante papel na transformação digital, principalmente, no que se refere à indústria 4.0.
O fato é que a indústria, nos mais variados setores, seja alimentício, têxtil, automobilístico, ou da saúde, vem se beneficiando cada vez de sistemas inteligentes e com alta capacidade de processamento, ampliando as aplicações da visão computacional.
De uma forma mais resumida, a visão computacional tem sido aplicada em vários setores diferentes, e entre alguns exemplos podemos destacar:
- Veículos autônomos: carros não tripulados devem se tornar realidade em muito pouco tempo, e isso graças à tecnologia de visão computacional, que permite reconhecer o trajeto e os obstáculos no percurso.
- Marketing: a visão computacional abre um mundo de possibilidades para campanhas de marketing.
- Segurança: a visão computacional oferece precisos sistemas de reconhecimento facial que podem ser utilizados como ferramenta de segurança.
- Serviços públicos: reconhecimento de veículos ou monitoramento do tráfego são só alguns exemplos de aplicações da visão computacional em serviços públicos.
- Indústria: setores produtivos, como alimentício, têxtil ou automobilístico, já utilizam a visão computacional para auxiliar no controle de qualidade, na contagem de itens, na identificação de equipamentos desgastados, entre outros.
- Uso militar: visão computacional pode auxiliar em sistemas de defesa, ou na identificação de unidades inimigas ou projéteis lançados, no uso de drones, são só alguns exemplos.
- Saúde: a visão computacional já é usada no processamento de imagens de exames, como radiografia, tomografia e ultrassonografia, e também na análise de microscopia e outros procedimentos.
- Agricultura: sem dúvida, um dos setores que mais fazem uso da visão computacional é o setor da agricultura, desde no controle do plantio, robotização da colheita, identificação de ervas daninhas, presença de animais, entre muitas outras aplicações.
Enfim, como podemos ver, a visão computacional está cada vez mais presente e com diversas possibilidades de aplicações, ajudando a incorporar processos digitais de última geração nos mais diferentes setores da economia, da saúde à agropecuária.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.