O setor hoteleiro foi um dos mais afetados com a pandemia da Covid-19 e suas consequências desde março de 2020, principalmente por conta da imposição do distanciamento social e do fechamento de diversas fronteiras. Agora, já no final de 2021, o avanço da vacinação em muitos países volta a trazer esperança e fôlego para que os negócios desse ramo recuperem o prejuízo causado nestes quase dois anos. Como sabemos, muitas mudanças tiveram que ser implementadas em nosso dia a dia para prevenção à propagação do vírus, sendo assim, a palavra do momento é “adaptação” para conseguir prosperar no chamado “novo normal”. Veremos neste post algumas tendências no setor hoteleiro para os próximos anos, confira:
Segurança em primeiro lugar
Mais que uma tendência, preocupar-se com a biossegurança dos clientes e colaboradores é questão de responsabilidade. Com certeza, este é e continuará sendo um fator decisivo na hora da escolha de uma hospedagem, e com razão, claro. Por isso, investir em planejamento e logística para garantir o cumprimento das medidas de higiene e distanciamento para evitar a propagação do coronavírus é essencial. Alguns negócios apostam, ainda, na testagem de seus hóspedes, minimizando ainda mais os riscos.
Tão importante quanto colocar tudo isso em prática, é deixar claro aos seus potenciais clientes que esta é uma preocupação de seu hotel, pousada ou resort. Afinal, o que não é visto não é lembrado. Vale a pena investir em divulgação em redes sociais, no site, em tráfego pago, por exemplo, pois isso pode ser o diferencial que fará alguém escolher o seu estabelecimento ao invés do concorrente.
É importante também que o cliente seja informado no próprio hotel sobre todas as medidas tomadas para sua proteção.
Distanciamento não é sinônimo de frieza
Ainda na linha de segurança dos hóspedes, o distanciamento social continua sendo uma recomendação dos órgãos de saúde e isso não precisa ser considerado um ponto negativo, desde que o hotel saiba lidar com essa situação. É preciso mostrar disponibilidade, atenção e hospitalidade aos hóspedes de maneiras diferentes das convencionais com as quais já estamos acostumados. A tecnologia pode ser uma grande aliada, por isso, vale a pena investir em check-in virtual, cardápios em QR Codes e outras ferramentas que facilitem o dia a dia. Porém, não esqueça de que as interações humanas devem continuar, mesmo que respeitando as regras necessárias para o momento. Procure maneiras de encantar seus clientes e fazer-se presente, mesmo que de longe.
Atendimentos personalizados
O distanciamento social, citado no tópico anterior, e o atendimento personalizado não podem ser um paradoxo. Essa é a chance de mostrar para seus clientes que o seu negócio faz questão de tê-lo por perto, afinal, as chances de você escolher novamente um serviço no qual foi muito bem atendido são muito grandes, não é mesmo? Mais do que oferecer uma boa estadia, seu hotel deve causar impacto proporcionando experiências positivas. Desta maneira, quanto mais customizado e diferenciado forem os atendimentos, melhor. Procure entender quais são os gostos de seus clientes, isso pode ser feito através de algumas perguntas no ato da reserva, por exemplo. Há estabelecimentos, inclusive, que têm investido em profissionais e até departamentos dedicados exclusivamente para essa especialidade, fique de olho!
Adequação das áreas comuns
O chamado turismo de isolamento é outra tendência muito forte para o setor hoteleiro que consiste em proporcionar aos hóspedes experiências de forma que ele fique o mais isolado possível, tendo contato mínimo com outros hóspedes e colaboradores do hotel. É preciso ficar muito atento a essa nova “modalidade”, pois apesar de buscarem isolamento, os clientes não querem ficar presos em seus quartos. Por isso, estabelecimentos que trabalham com baixa ocupação acabam sendo mais favorecidos nesse sentido. Outra medida é ter atenção com áreas comuns e abertas. Cada vez mais as pessoas têm buscado ficar ao ar livre, seja para fazer refeições, seja para relaxar. Então, que tal encontrar formas de proporcionar mais momentos assim? É possível, por exemplo, adaptar o restaurante ou ainda oferecer os serviços de spa para a área externa.
Trabalho e lazer andam juntos
O home-office é outra realidade que a pandemia proporcionou a milhares de pessoas. A princípio usada de maneira provisória até que as coisas voltassem ao normal, acabou caindo no gosto de muitas empresas e funcionários e, provavelmente, veio para ficar. Mas como se sabe, uma das vantagens deste tipo de trabalho é poder trabalhar de qualquer lugar, não necessariamente só de casa, o que tem feito com que muitos clientes aliem o trabalho ao lazer. Então, um grande diferencial dos hotéis será oferecer estrutura para que a execução de tarefas profissionais seja viável. Para isso, é preciso investir na mobília dos quartos, proporcionando conforto e praticidade e claro, um bom serviço de internet. Outro ponto é a qualidade e estrutura das salas de reuniões e centros de convenção.
Além do trabalho, atualmente, escolas e faculdades também utilizam a internet como principal método, por isso, pensar em um espaço com esse objetivo voltado para crianças e adolescentes, por exemplo, pode ser um diferencial e tanto.
Extended stays – quanto mais tempo melhor
A facilidade e a liberdade proporcionadas pelo estudo e trabalho remotos fazem com que os hóspedes busquem estadias cada vez mais longas, são as chamadas Extended stays. Após meses trancadas em casa, as pessoas estão buscando ficar longe da correria e não poupam esforços para investir em conforto e prazer. Neste sentido, é importante ficar atento a essa tendência e proporcionar facilidades e atrativos para que os clientes escolham seu negócio para passar esses dias sem pressa.
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