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Tecnologia pode humanizar ambiente de trabalho

Depois de dois anos de mudanças profundas nas relações de trabalho devido à pandemia de Covid-19, o setor de Recursos Humanos (RH) passa a se fortalecer como um dos pilares para a sustentabilidade e produtividade das empresas. Nesse cenário de transformações, a tecnologia emerge como suporte fundamental e tem papel cada vez mais estratégico na tomada de decisões e na humanização dos processos. 

As atividades presenciais estão sendo retomadas graças à vacinação e, mesmo assim, muitas empresas tendem a manter o trabalho em regime de home office ou híbrido. Esses modelos trazem vantagens, como a flexibilização de horários e o foco na produtividade, e desafios, aliando a tecnologia à qualidade de vida e do trabalho. 

De acordo com um levantamento feito pela Talenses Group e pela Fundação Dom Cabral (FDC), 73% dos funcionários em home office ouvidos indicam o modelo híbrido como o mais adequado para a atual realidade do mercado. 

Nesse contexto, as áreas de recursos humanos enfrentam desafios para manter uma relação sólida e saudável entre empresas e colaboradores. Garantir, assim, a produtividade dos negócios também é pauta para os profissionais do setor. 

O virtual também pode ser humano

Como apontado pelo estudo da Talenses Group e da FDC, a adoção de novos modelos de trabalho, como o híbrido, é uma mudança importante capaz de transformar pessoas e espaços. 

Junto a isso, um dos pontos debatidos em 2022 é a importância do RH como peça fundamental para manter os funcionários conectados e engajados com a cultura organizacional, mesmo numa modalidade de trabalho mais flexível.  

Diante da nova realidade, os sistemas automatizados de gestão de RH são opções para organizar o trabalho híbrido ou 100% remoto.  Ferramentas como o software de gestão de pessoas, por exemplo, podem ser adotadas pelas empresas com o intuito de traçar e cumprir estratégias para cada setor. 

Neste universo, a função do RH é preparar os líderes para colocarem essa missão em prática. Além disso, o setor deve contar com tecnologia para modernizar e tornar processos importantes da cultura organizacional menos burocráticos, como estabelecimento de metas, treinamentos, feedbacks e avaliação de desempenho.

Tecnologia como aliada do bem-estar corporativo

Base do desenvolvimento estratégico de diversas empresas, o setor de RH é responsável por recrutar talentos, formar equipes sólidas, integrar e treinar profissionais, além de acompanhar o desenvolvimento de todos esses processos.

Essas atividades de gestão acabam gerando um grande número de dados, que, muitas vezes, não são bem armazenados ou aproveitados em planilhas tradicionais, por exemplo. 

Tecnologias como os softwares de gestão são capazes de otimizar o trabalho e a análise de dados para que os líderes possam estar à par da realidade de seus colaboradores e focar em ações estratégicas. 

O uso desses dados está transformando os modelos de trabalho e dando lugar a uma nova cultura de gestão humanizada. O Linkedin Brasil, por exemplo, a cada mês de dezembro, divulga as tendências que devem ganhar destaque no ano seguinte e, para 2022, segundo o levantamento, “o futuro da pandemia se concentrará na saúde mental”.

Nesse contexto, conforme entrevista à imprensa de Ana Carolina Peuker, CEO e fundadora da Bee Touch, – empresa que identifica e rastreia riscos psicológicos em ambientes corporativos por meio da tecnologia e da ciência de dados -, fazer um diagnóstico dos riscos psicossociais existentes numa empresa é muito importante. 

Com a ajuda de plataformas digitais, é possível avaliar riscos como falta de equipamentos adequados, horas extras em excesso, falta de flexibilidade, pressão por prazos, ausência de limites entre vida pessoal e trabalho, e a hiperconectividade, tão característica no modelo de home office. 

A partir daí, segundo a especialista, é possível implementar planos de ação com base na raiz dos problemas e nas necessidades reais dos funcionários, criando processos de apoio e melhorias que tornem o ambiente de trabalho mais alinhado e solidário às questões humanas e mais produtivo também.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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