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Startup: Qual é o segredo que permite o crescimento de um negócio tão rápido?

Você já teve a oportunidade de ler sobre a marca do empregador? A palavra “employer branding”, que se traduz literalmente como “marca do empregador”, refere-se ao conjunto de táticas que visam melhorar a reputação da empresa, oferecendo um ambiente adequado para trabalhar tanto com o consumidor quanto com o funcionário.

O conceito por trás da marca do empregador manterá seus funcionários engajados e satisfeitos com seu local de trabalho. Na realidade, é uma estratégia eficaz de fidelização (e retenção de talentos), bem como na captação de novos profissionais de topo.

Empresas com uma cultura organizacional forte, ambientes de trabalho inteligentes e diversificados, líderes capazes de conhecer outros funcionários e outras vantagens, como benefícios para funcionários corporativos, têm maior probabilidade de desfrutar de uma excelente reputação.

Isso acontece porque as pessoas falam claramente, embora, na realidade, a experiência seja positiva.

Assim, os funcionários de uma organização são muito barulhentos quando se sentem apreciados pelo empregador ou sentem que se sentem reconhecidos. Os comentários são compartilhados entre grupos de páginas do Facebook, amigos e outras páginas semelhantes, fortalecendo assim toda a empresa.

Você deve estar ciente do fato de que algumas empresas iniciantes são conhecidas por seu local de trabalho moderno e divertido, que pode incluir geladeiras cheias de doces com álcool, uma variedade de doces, eventos frequentes de funcionários, happy hour e aulas de ioga, videogames etc.

Tudo isso aconteceu por acaso. Eles perceberam que, ao tornar seu local de trabalho um ambiente pacífico e não uma fonte de perturbação, poderiam diminuir os níveis de estresse dos funcionários, além de torná-los engajados, mais conectados e mais entusiasmados com suas vidas cotidianas.

Podemos aprender com as startups. A ascensão desses negócios, bem como o índice de satisfação dos funcionários, é muito importante. Como eles conseguem isso? Falaremos mais sobre isso no futuro.

Entendendo o modelo de negócios

As startups operam de uma maneira específica: seu modelo de negócios é flexível, repetível e expansível. Vamos seguir os passos.

Uma startup é uma forma de suprir uma necessidade que muitas vezes nem sabia que existia. Um exemplo? 5 º andar. É um site e app que facilita o aluguel de imóveis pela internet (e que, em tempos de pandemia, até permitiu aos visitantes visualizar os imóveis com zoom). Um outro exemplo é  Cora, uma conta PJ desenvolvida especialmente para empreendedores e que já é considerada por muitos o melhor banco digital pj.

Além disso, essas empresas aderem à crença de que é essencial fornecer um serviço que possa ser repetido sem grandes modificações e o produto deve ser fornecido em um tamanho menor e com mínima ou nenhuma modificação.

O objetivo desse tipo de modelo é potencializar as ações que são realizadas para torná-los mais flexíveis e, com isso, ser benéficos para uma gama maior de pessoas.

A escalabilidade é, por fim, a expansão da própria empresa. Deve ser capaz de expandir sem alterar radicalmente seus modelos de negócios. Você conhece o famoso ditado, “nada precisa mudar para que tudo seja mudado”? As startups deram um novo significado a ela. E está funcionando.

Por que eles se expandem tão rapidamente?

É um erro acreditar que as startups podem crescer porque são startups. É verdade que existem muitas empresas que não se expandem exponencialmente, e muitas outras fecham suas portas a cada ano.

As empresas que se destacam são aquelas que podem prestar serviços superiores e são essenciais para o dia a dia de uma pessoa. Você se lembra dos dias sem Ifood e Uber Eats? Além disso, a ausência de Rappi?

Existem muitos modelos de startups de sucesso mesmo! É fácil de explicar: o mercado percebe que há necessidade e, por sua vez, começa a se planejar para consumir a fatia inteira. Isto é normal. O maior salto para o gato é perceber que, apesar de tudo isso, algumas startups falham, mas nem todas.

As pessoas que conseguem se dar bem normalmente têm algumas características que compartilham, por exemplo:

Equipes motivadas como já dissemos, são essenciais para o sucesso de um modelo de serviço, você precisa de especialistas capazes de apresentar novos conceitos e tomar decisões arriscadas. Este é normalmente o primeiro passo para realmente expandir seus negócios;

Segmentação: Como mencionamos anteriormente, as startups operam usando um modelo previsível. No mundo real, eles fornecem os mesmos serviços e precisam entregá-los rapidamente. Portanto, eles são capazes de satisfazer uma necessidade e essa é a única diferença.

Investimento de terceiros: muitas empresas hoje que são unicórnios não foram criadas por elas mesmas, mas tiveram um investimento significativo. Tem algumas empresas que, como vimos, receberam investimentos na casa dos milhões de reais. Isso, naturalmente, é uma diferença significativa.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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