Como já sabemos, para alavancar e garantir o sucesso do seu site é importante adotar uma série de estratégias de marketing digital, haja vista a importância de destacar o seu negócio no meio da vasta concorrência, do seu nicho, existente no meio virtual.
Entre as estratégias mais importantes de marketing digital, está o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização de sites nos buscadores como o Google. Temos uma categoria de notícias sobre SEO bem aqui, siga para saber mais!
Mas, o que isso significa?
Isso quer dizer que é utilizado um conjunto de técnicas a fim de garantir um bom posicionamento do seu website entre os melhores/primeiros resultados nos principais mecanismos de busca online.
Sabe quando alguém digita determinada palavra em um site de pesquisa e aparece, em ordem, alguns sites referentes àquela pesquisa?
Então, isso está relacionado ao SEO.
Você concorda que aparecendo entre os primeiros sites nos motores de busca, as chances de conversão de vendas são maximizadas?
Portanto, é de suma importância investir nisso, escolhendo as palavras-chaves adequadas, proporcionando uma boa experiência ao usuário o qual está visitando a sua página e demonstrando autoridade e relevância.
Nesse sentido, é fundamental prestar atenção em alguns pontos para você começar a usar a estratégia de SEO.
Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar, não se preocupe!
Continue a leitura deste artigo e confira o que é e como funciona essa estratégia de marketing digital!
O QUE É SEO?
Como citado anteriormente, SEO é um conjunto de técnicas as quais são usadas com a finalidade de otimizar sites, blogs e outras páginas da web no ranqueamento (também chamado de indexação e posicionamento) dos resultados orgânicos de buscadores, como o Google.
É evidente que, a cada instante, uma infinidade de pesquisas são realizadas nesses motores de busca, levando em consideração que qualquer dúvida ou necessidade surgidas é usado o ambiente digital para atender essas demandas do dia a dia do indivíduo.
Se alguém precisa viajar e deseja encontrar um local para estadia, é pesquisado sobre o melhor lugar, com as melhores avaliações.
Se alguém precisa sanar uma dúvida acadêmica ou científica, é pesquisado sobre determinado assunto na Internet também.
Desde questões simples a questões mais elaboradas, os sites de busca são usados incessantemente por milhares e milhares de usuários a cada segundo.
Dessa forma, os motores de busca, como o Google, procuram fazer uma espécie de organização dos conteúdos produzidos em um ranking, avaliando, conforme algoritmos específicos, os melhores sites nas primeiras posições.
Com isso, os usuários acabam acessando esses sites, ranqueados em posições melhores, com maior frequência, com maior interesse e com maior confiança.
Mas, não se engane, pois não basta ter o melhor conteúdo! É necessário o oferecimento de uma usabilidade de qualidade, proporcionar uma boa leitura, possuir autoridade no mercado e muito mais.
O SEO é uma estratégia de marketing digital fundamental para qualquer site que deseja obter sucesso!
COMO FUNCIONA O SEO?
Você deve ter em mente que o Search Engine Optimization é baseado em três pontos principais:
Conteúdo:
Quando falamos de conteúdo, o ponto principal são as palavras-chaves, as quais serão escolhidas para o seu texto.
Uma palavra-chave bem selecionada irá permitir que o seu texto e o seu site conquiste um posicionamento de destaque nos buscadores. Desse modo, quanto mais relevante ela for, melhor ranqueado você estará.
Usabilidade:
É importante que você ofereça uma boa experiência ao indivíduo que irá acessar o seu site.
Imagina como seria uma experiência desagradável ao usuário caso a sua página fosse muito lenta?
Ou se existissem links quebrados ou outros erros?
Invista em uma boa velocidade de carregamento e em toda parte técnica da sua página, para que seu site ofereça usabilidade, garantindo boa experiência e interesse daquele usuário em retornar ou indicar.
Autoridade:
O seu site precisa demonstrar autoridade e relevância. Mas, como posso mostrar isso?
O ideal é que você consiga conectar o seu site a links externos, isto é, em outros textos e em outros sites.
Após atentar-se a essa tríade, você precisa entender o funcionamento dos motores de busca.
Continue a leitura para entender melhor sobre esse tópico!
COMO FUNCIONA OS SITES DE BUSCA?
Os motores de buscas funcionam, de forma geral, da seguinte forma:
- Crawling: é rastreado os conteúdos da web por robôs, os quais seguem os caminhos apontados pelos links, buscando atualizações de sites já existentes ou o surgimento de novas páginas.
- Indexação: as páginas rastreadas pelos robôs, do processo de crawling, passam pela indexação, isto é, as páginas são organizadas nos buscadores de acordo com as informações coletadas, as quais envolvem o tempo de carregamento e as palavras-chaves, por exemplo.
- Ranqueamento: esse processo ocorre sempre que um usuário faz uma pesquisa, ou seja, a ordem a qual irá aparecer determinada página é definida no momento do ranqueamento. Por isso, aqui, entra a importância da adoção da estratégia de marketing digital abordada ao longo deste artigo: o SEO.
O algoritmo do Google, por exemplo, é uma combinação de operações as quais definem e classificam os links, de modo orgânico, no motor de busca.
Sendo que possui a função de criar uma hierarquia das páginas, com a finalidade primordial, de entregar os melhores resultados em ordem de relevância para cada usuário naquele momento.
Portanto, esse algoritmo adotado usa critérios específicos e a todo instante passa por um processo de atualização para assegurar os resultados.
Lembre-se: nesse processo de atualização, o Google não possui, exclusivamente, o objetivo do melhoramento da classificação dos resultados, mas, também, possui a finalidade de eliminar e de rebaixar páginas com qualidades ruins, páginas maliciosas e qualquer outra página que pode, de alguma forma, prejudicar a experiência do usuário em questão.
Por fim, é válido ressaltar o quão é fundamental que você entenda bem acerca desse processo de SEO e invista nisso para alavancar o seu site e, por conseguinte, o seu negócio!
CONCLUSÃO
Agora que você está por dentro da estratégia de marketing digital, considerada uma das mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio virtual, o Search Engine Optimization (SEO), está na hora de planejar a criação do seu site e garantir a utilização, de forma eficiente, dessa estratégia que será, sem sombra de dúvidas, benéfica para seu negócio.
Caso você tenha muita dificuldade nesse processo, é válido considerar a busca por profissionais de qualidade que possam te auxiliar.
Existem muitas empresas, como a Hug Websites, que prestam serviços de consultoria de marketing digital, o que é uma ótima estratégia para facilitar a jornada do seu site ou e-commerce, levando em consideração a experiência e toda a preparação em cima desse assunto desse tipo de empresa.
É essencial que você não se esqueça dos pontos supracitados, acerca do SEO, os quais são essenciais para o sucesso do seu negócio no ambiente digital:
- Garanta que o seu conteúdo seja bem elaborado, utilizando e selecionado palavras-chaves adequadas no seu texto ou imagem;
- Invista, de forma efetiva, na parte técnica em geral do seu site, assegurando uma boa experiência ao usuário;
- Busque usar links externos, a fim de demonstrar autoridade e relevância do seu negócio.
Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar agora mesmo. Afinal de contas, é importante que o máximo de pessoas, interessadas na criação do seu próprio site, tenha o conhecimento básico sobre o Search Engine Optimization!
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